
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), organiza treinamento dos pontos focais da terceira região do estado, em preparação para a chegada da Caravana da Castração. A capacitação será realizada no auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som), em Campo Grande, nesta quarta-feira (24), das 8h às 15h.
O encontro tem como objetivo alinhar estratégias, fortalecer a organização logística e garantir que cada município esteja pronto para oferecer atendimento seguro e eficiente à população e aos animais.
Até agora, 19 municípios já foram contemplados com a iniciativa. Em 64 dias de atividades, a Caravana resultou em 8.258 animais castrados, microchipados, medicados e recebendo roupinhas cirúrgicas e colares pós-operatórios. Além dos números, o impacto do projeto é ampliado pelo SigPet (Sistema Gestor de Pets), ferramenta digital que ultrapassou 16 mil cadastros em todo o Estado e se consolidou como um sistema transparente e acessível para cadastro e agendamento das castrações ( www.sigpet.ms.gov.br ).
A terceira região contará com a participação de 17 municípios: Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Maracaju, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Douradina, Ponta Porã, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Ivinhema, Deodápolis, Caarapó, Itaquiraí, Paranhos, Japorã e Iguatemi. As atividades começam em 8 de outubro, em Nova Alvorada do Sul, e seguem até 10 de dezembro, em Iguatemi. Em seguida, a Caravana retorna em 15 de janeiro, já com o início da quarta região.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destaca o caráter inovador do projeto. “A Caravana da Castração é uma política pública inédita, que coloca Mato Grosso do Sul como referência nacional em proteção animal. Este projeto mostra que cuidar dos animais é também cuidar das pessoas e, por isso, seguimos investindo em parcerias e capacitação para que cada etapa seja um sucesso".
Para o superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, a nova fase consolida o impacto da ação no estado. “Estamos indo para o fim da nossa campanha. Após a 3ª região, com 17 municípios atendidos, chegaremos à Grande Campo Grande, etapa que deve encerrar o ciclo em abril. A Caravana já mostrou seu impacto em todo o Estado e cada treinamento é essencial para garantir que o município esteja preparado, garantindo qualidade, transparência e respeito à causa animal".
A Caravana da Castração já desperta atenção em todo o estado. Municípios que ainda não foram contemplados têm procurado a Suprova e a Setesc para aderirem à iniciativa, salientando o impacto positivo da ação e sua importância dentro do conceito de Saúde Única, que integra saúde animal, humana e ambiental.
Serviço
Treinamento da Caravana da Castração - 3ª região
Local: auditório do MIS - Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 - 3º andar - Centro, Campo Grande (MS)
Data: quarta-feira, 24 de setembro
Horário: 8h às 15h
Lucas Castro, Comunicação Setesc
Foto: divulgação
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 20° Máx. 24°


