
O Brasil recebeu 6,52 milhões de turistas internacionais nos primeiros oito meses de 2025, conforme indicativos do Ministério do Turismo veiculados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Trata-se de uma expansão de 46,6% em comparação ao mesmo período de 2024 e o maior acumulado já registrado para o período janeiro-agosto, demonstrando um aumento no interesse de visitantes de outros países.
Para Felipe Oliveira Pedreira, especialista da agência de turismo receptivo Bahia Terra Turismo, o resultado sinaliza que o turismo brasileiro retornou ao cenário mundial com boa visibilidade e credibilidade.
"A divulgação do Brasil no exterior e as políticas externas relacionadas ao turismo estão entre os fatores que mais têm impulsionado esse aumento expressivo de visitantes estrangeiros", analisa.
Ele também destaca que o aumento de turistas internacionais impacta diretamente o trabalho das agências de turismo receptivo. "Esse tipo de visitante também é importante para as operadoras locais, alavancando as receitas do mercado turismo de forma significativa", diz.
De acordo com Pedreira, é possível observar uma mudança no volume de demandas, nos perfis de serviços solicitados ou até mesmo na forma de planejar pacotes e experiências. "A maneira que o turismo Internacional organiza suas viagens e suas demandas é de forma muito antecipada e bem planejada", explica.
O especialista observa que, com mais turistas chegando, cresce também a responsabilidade de oferecer experiências autênticas e de qualidade. Nesse panorama, Pedreira comenta estratégias da Bahia Terra Turismo para oferecer satisfação e promover a fidelização dos visitantes estrangeiros.
"Temos ampliado o acesso com segurança para lugares de difícil acesso como o transfer de lancha entre Salvador (BA) e Ilha de Boipeba (BA), além de oferecer passeios personalizados e vivenciados pela nossa equipe de campo na Bahia", exemplifica.
Pedreira ressalta que o setor de turismo receptivo depende da integração com outros elos do trade turístico - hotéis, restaurantes, guias e transportadoras, entre outros. "Esse crescimento no fluxo internacional já se reflete em maior movimentação e fortalecimento de toda a cadeia".
O especialista da agência de turismo receptivo Bahia Terra Turismo ressalta que um turista internacional utiliza na sua grande maioria de quase todas as opções - e, em alguns casos, de toda a cadeia turística do local -, como os transportes marítimos com lanchas e catamarã, bares e restaurantes, hotéis e pousadas e os passeios e guias locais.
"Nesse cenário, as expectativas da Bahia Terra Turismo em relação ao fechamento de 2025 são positivas", afirma. "Temos uma grande expectativa de ampliação do fluxo e alta demanda para as reservas de final de ano, principalmente para os destinos da Bahia", finaliza Pedreira.
Para mais informações, basta acessar: https://www.bahiaterra.com
Mato Grosso do Sul Turismo de MS participa da FITPAR 2025 para fortalecer presença no mercado paraguaio
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul leva turismo, sabores regionais e arte para a ABAV Expo 2025
Turismo Feira Equipotel projeta crescimento de 12% em negócios nos próximos meses
Mato Grosso do Sul MS fortalece presença no mercado sul-americano de turismo durante FIT Argentina
Mato Grosso do Sul MS capacita agentes de viagem sobre seus principais destinos turísticos durante evento em MG
Turismo Fim de ano em Natal: hotel começa a se preparar desde já
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul reforça liderança no turismo responsável em fórum nacional
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul apresenta cases de sucesso em encontro nacional de governança do turismo
Mato Grosso do Sul On Track Summit MS 2025: evento conecta música, turismo, tecnologia e sustentabilidade em MS Mín. 20° Máx. 24°


