
Em uma solenidade marcante e histórica, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul inaugurou nesta quinta-feira (25) a Galeria Fotográfica dos Delegados na Delegacia de Costa Rica. Durante a cerimônia, foram homenageados 25 profissionais que exerceram suas funções na unidade policial ao longo das últimas décadas.
O evento foi realizado em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Costa Rica, reunindo autoridades locais, representantes de instituições, familiares dos homenageados e a comunidade.
Durante a cerimônia, o delegado titular da unidade, Jhonny Garcia Trindade Monteiro, destacou que a iniciativa valoriza a memória institucional e reforça a importância do reconhecimento histórico. “Esta galeria simboliza respeito e gratidão a todos que passaram por esta delegacia. É também uma forma de preservar a nossa história e a identidade local”, afirmou.
Entre os homenageados, o delegado aposentado e atual prefeito do município, Cleverson Alves dos Santos, relembrou de sua trajetória à frente da Delegacia de Costa Rica. “Costa Rica é uma cidade que me abraçou. A galeria mostra o legado de cada delegado que passou por aqui. Trata-se de um resgate histórico valioso, tanto para a comunidade quanto para as famílias daqueles que já não estão entre nós”, destacou.
Também participaram da solenidade, o Delegado Jairo Carlos Mendes, representando o Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupérsio Degerone Lucio, além do Delegado Regional de Paranaíba, Lúcio Fátima da Silva Barros, e do Diretor do Departamento de Polícia Especializada, Ivan Barreira.
Para o Diretor do Departamento de Polícia Especializada, Delegado Ivan Barreira, que atuou no município de 1992 a 1995, o momento foi marcado por gratidão e reconhecimento pela trajetória de dedicação e compromisso com a segurança pública. Ao relembrar os anos de trabalho na instituição, o homenageado ressaltou o valor do trabalho em equipe e da união entre os colegas, “elementos essenciais para oferecer um serviço de qualidade à sociedade costa-riquense”.
Já o Delegado Jairo Mendes, Diretor do Departamento do Interior salientou a importância da galeria, que enaltece a história da Polícia Civil no município de Costa Rica.
Segue abaixo o nome de todos os homenageados e os respectivos anos em que prestaram serviço em referida unidade policial:
Delegados Nomeados
• Tácito Teixeira Machado (1965–1972)
• Roque Ferreira Dutra – Tote Barreto (1972–1975)
• Abel Edwiges de Castro Paula (1981–1983)
• Filogônio Silvério Pereira (1983–1984)
• Armando José Strazzi (1984)
• João Carlos Petinelli – substituto (1985–1986)
Delegados Concursados
• Jesus José de Souza (1985–1986)
• Odair Silva (1986)
• Vicente Gonçalves dos Santos (1986–1992)
• Ivan Barreira (1992–1995)
• João Carlos Dutra (1995–1996)
• Cíntia Rogéria Rodrigues Tayar (1997)
• Rilton Alexandre Araújo (1997–1998)
• Lúcio Fátima da Silva Barros (2000–2008)
• Arivaldo Teixeira (2008–2010)
• Cleverson Alves dos Santos (2010–2016 / 2019–2020)
• Hoffman D’Ávila Cândido e Sousa (2014)
• Alexandro Mendes de Araújo (2015–2020)
• Gustavo Mendes Silva (2020–2021)
• Caique Ducatti (2021–2023)
• Jhonny Garcia Trindade Monteiro (2022–atual)
Escrivão Dedicado
Todos os presentes fizeram questão de homenagear também o Escrivão de Polícia Judiciária, Waldir Marcondes Gomes, responsável por idealizar e organizar o tributo. Tendo como sua primeira lotação a Delegacia de Costa Rica, em 1991, em 2013 ele se aposentou, mas continuou trabalhando até os dias atuais, cumprindo rigorosamente sua missão de servir e proteger.
A sensibilidade e o empenho do servidor foram destacados como fundamentais para preservar a memória institucional e fortalecer os laços entre as gerações de profissionais da segurança. O momento foi celebrado como um símbolo do esforço coletivo e da responsabilidade compartilhada por todos que atuam em prol da comunidade.
Novas salas de atendimento à população
Durante a cerimônia, a Delegacia de Polícia de Costa Rica também inaugurou as Salas Individuais de Atendimento para lavratura de Boletins de Ocorrência. O espaço foi planejado para oferecer mais privacidade, acolhimento e agilidade no registro de ocorrências, garantindo um atendimento humanizado e eficiente à população.
De acordo com o delegado-geral, Lupérsio Degerone Lucio, a iniciativa integra os investimentos na modernização da estrutura policial e reforça o compromisso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul em proporcionar um serviço de excelência à comunidade.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 20° Máx. 24°


