
A visita ao Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira transformou-se em uma verdadeira experiência de sonhos e aprendizado, acompanhada de perto pelo prefeito, que destacou a importância da volta dos voos na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul

Crianças da Reme conhecem aeroporto de Dourados e aprendem sobre transporte aéreo de forma dinâmica e divertida- Fotos: A. Frota
Um céu de descobertas e encantamento marcou a manhã desta sexta-feira (26) para as crianças do Centro de Educação Infantil Municipal Professor Guilherme Silveira Gomes. A visita ao Aeroporto Regional Francisco Pereira de Matos, na manhã desta sexta-feira (26), foi um momento de conhecimento e emoção. O prefeito Marçal Filho e a equipe da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) acompanharam a ação.
O brilho nos olhos dos alunos da Rede Municipal de Ensino começou já no trajeto até a pista de pouso e decolagem, e ganhou ainda mais intensidade ao avistarem de perto a imponente aeronave A319, Airbus da Latam Airlines. A admiração e a curiosidade tomaram conta do grupo.
O prefeito Marçal Filho conversou com os meninos e meninas sobre o funcionamento do aeroporto e a emoção da retomada dos voos em Dourados, no início de setembro. “Para chegar até o momento do avião decolar, várias equipes estão por trás com muito trabalho, inclusive a prefeitura e tivemos uma jornada intensa para retomar as atividades neste aeroporto, após quatro anos de interrupção do serviço”, contou, ao destacar ainda sobre a aeronave da Latam, companhia que passou a operar em Dourados, em 2025.
Prefeito Marçal Filho acompanha visita de crianças da Rede Municipal de Ensino ao Aeroporto e destaca serviços do local
A coordenadora do Ceim Professor Guilherme, Angelita Barros, citou que a visita faz parte de um projeto que tem como tema “Volta ao Mundo”, que tem ampliado o saber sobre transporte aéreo juntamente às crianças e incentivado sonhos. “Temos demonstrado nesse projeto os vários meios de transporte e o avião, é um deles, que hoje puderam ver de perto”, disse ao complementar destacando que atividades fora do comum, despertam o saber e também desejos de conhecer o ‘novo’.
A coordenadora Angelita Barros destacou ainda que a atividade também foi amplamente elogiada pelas famílias. “Tivemos mãe que ligou e elogiou, pois são de famílias humildes e muitos não tem essa oportunidade, então é muito gratificante poder fazê-los almejar coisas boas”, contou.
A aluna Nivea Ferreira, cinco anos, disse que já iria destacar a vontade de andar de avião para a família quando retornasse para casa. “Fiquei com vontade de ir no avião, vou falar para os meus pais para viajarmos assim”, disse. O mesmo desejo foi compartilhado por Antonela Damascena, cinco anos, que se disse encantada com o tamanho da aeronave. “Quando olhamos no céu, parece tão pequena e aqui é enorme, eu já queria ir também junto”, contou.
VOOS COMERCIAIS
Após diversas tratativas políticas e trabalho intenso do prefeito Marçal Filho e equipe, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, voltou a receber voos comerciais no dia 8 de setembro, após mais de quatro anos interceptado para obras e adequações. Desde essa data (8), até esta sexta-feira (26), já passaram 2.200 passageiros pelo local, entre embarques e desembarques.
Para atender às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a prefeitura promoveu uma série de intervenções como instalação da guarita de acesso, sistema de dilacerador de pneus, placas de segurança e videomonitoramento em toda a área operacional. A pista também foi modernizada com a implantação do sistema Papi (Precision Approach Path Indicator), iluminação no pátio principal e taxiway, além de manutenção nos equipamentos de navegação aérea.
A reabertura do aeroporto devolveu para Dourados uma ampla conexão com o mundo e, para as crianças da Reme, abriu também as portas da imaginação, fazendo-as sonhar com um futuro mais moderno e amplo.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 20° Máx. 24°


