
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou, nesta sexta-feira (26), o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em Mato Grosso no período de 28 de setembro a 7 de outubro de 2025.
A portaria MJSP ( 1.030/2025 ), publicada no Diário Oficial da União, especifica que a atuação começa no domingo (28) para apoiar os órgãos de segurança pública nos eventos relacionados à segurança da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025). No entanto, o documento não justifica a escolha de Mato Grosso para o apoio na segurança.
O emprego da Força Nacional foi pedido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável por coordenar o certame. As provas objetivas serão aplicadas em 5 de outubro.
O apoio deve abranger atividades e serviços necessários à preservação da ordem pública e da segurança de pessoas e do patrimônio.
O documento assinado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ainda estabelece a responsabilidade do governo do estado de Mato Grosso em fornecer o suporte logístico necessário para o trabalho dos agentes da Força Nacional no período.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Em Mato Grosso, os candidatos farão provas nos seguintes municípios: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Várzea Grande.
Os locais das provas desta primeira fase do certame, em outubro, já estão disponíveis para consulta no site da banca examinadora do CNU, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Mato Grosso registrou 12.216 inscrições confirmadas na segunda edição do CNU. No estado, as candidatas mulheres representam 59% do total de inscritos, com 7.208 confirmações. Os candidatos do sexo masculino somam 5.008, ou 41%.
O bloco temático 5 (administração) foi o que despertou mais interesse dos candidatos e candidatas mato-grossenses, com 3.132 inscrições homologadas. Em seguida aparecem o bloco 9 (intermediário – Regulação), com 2.813 inscritos.
Ao todo, o CNU 2025 oferecerá 3.652 vagas – sendo 3.144 para nível superior e 508 para o nível intermediário – em 32 órgãos e entidades federais.
PM - MS Polícia Militar realiza palestra educativa da campanha Maio Amarelo em Coxim
PM - MS OPERAÇÃO PRODETOP: Polícia Militar realiza blitz com foco no combate ao roubo e furto de veículos em Coxim
Legislativo - MS Caravina participa das comemorações de aniversário em Eldorado e Itaquiraí
PM - MS Polícia Militar prende dois homens por tráfico de drogas em Coxim
Bataguassu - MS R$ 8,7 milhões são contemplados em investimentos da Sanesul para fortalecer abastecimento de água em Bataguassu
Legislativo - MS II Concurso ALEMS: ALEMS publica resultado definitivo e convoca candidatos negros e indígenas
Mato Grosso do Sul Cenário positivo de negócios e grandes investimentos públicos preparam MS para mudanças tributárias
Legislativo - MS Caravina destaca tradição e desenvolvimento durante Festa do Peão de Taquarussu
Legislativo - MS Com características sustentáveis, novo estacionamento da ALEMS será inaugurado no dia 20 Mín. 17° Máx. 26°


