
A intensa chuva que tomou conta de boa parte desta sexta-feira (25), em Campo Grande, não desanimou os participantes da Copa Brasil de Paracanoagem, evento que estabelece os representantes brasileiros nas competições internacionais da temporada. Mesmo com o temporal, os paratletas entraram no lago do Parque das Nações Indígenas e disputaram vaga às finais da Copa, que acontecem neste sábado (26).
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) junto à Federação Estadual da modalidade (FCaMS), tendo como maior apoiador o Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). Ao todo, participam 48 paracanoístas do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.
De acordo com a Federação Internacional de Canoagem (ICF, na sigla em inglês), as duas competições internacionais previstas no ano são a Copa do Mundo e o Campeonato Mundial de Paracanoagem, que acontecerão, respectivamente, em Poznan (Polônia), de 26 a 29 de maio, e Halifax (Canadá), entre os dias 3 e 7 de agosto.
Segundo o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, a realização de um evento deste porte em Mato Grosso do Sul é motivo de muita alegria. “Nosso Estado produziu diversos campeões internacionais, como o Fernando Rufino e o Patrick Pisoni, nossos bolsistas. Trazer essa competição para Campo Grande é algo muito significativo para nós”.
“Isso motiva nossos atletas, além de apresentar para todo o Brasil os projetos que aqui transformam vidas”, continua o diretor-presidente. “É um reconhecimento de todo o nosso trabalho, e com certeza enche Mato Grosso do Sul de orgulho”, conclui Miranda.
Para a vice-presidente da CBCa, Luciana Costa, a recepção para quem veio de fora foi calorosa. “Temos aqui vários atletas de todo o Brasil, incluindo campeões e medalhistas mundiais. Fomos muito bem recebidos em Mato Grosso do Sul, e estamos muito felizes por esse evento estar acontecendo por aqui”.
Foi no lago do Parque das Nações Indígenas que o medalhista de ouro na Paralimpíada de Tóquio-2020, Fernando Rufino, deu as primeiras remadas. Para o sul-mato-grossense, conhecido como “Cowboy de Aço”, voltar onde tudo começou tem sabor especial. “É um lugar maravilhoso, onde comecei e inspirei muitas pessoas. Fico muito feliz de ver Campo Grande recebendo uma prova deste nível. Muita alegria também de ter amigos visitando pela primeira vez o meu Estado. Estou em casa”.
Contemplado pelo Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado administrado pela Fundesporte, Rufino venceu a eliminatória dos 200 metros, na classe VL2 (canoa), com a marca de 55s420, nesta sexta-feira (25). Além desta prova, o paratleta disputará também a final dos 200 metros KL2 (caiaque) neste sábado (26).
É a primeira vez que Giovane Vieira visita e compete em Mato Grosso do Sul. Parceiro de Rufino na preparação para a Tóquio-2020 e durante o maior evento esportivo do planeta, o “Pantera Negra” elogia a organização do evento na Capital. “Estrutura incrível aqui em Campo Grande, receberam muito bem os atletas”, destaca. O atleta venceu suas duas eliminatórias: os 200 metros da classe VL3, mesma prova em que foi medalhista de prata na Paralimpíada, e também na KL3.
Mesmo com a maior parte das finais acontecendo neste sábado (26), hoje alguns atletas já garantiram o pódio. É o caso dos competidores da classe VL1 masculino, em que o carioca Carlos Glenndel Moreira conquistou a medalha de ouro. O campo-grandense Lucas Ortiz ficou com o segundo lugar, enquanto o beneficiário do Bolsa Atleta, Roberto Pellin, garantiu o terceiro.
Confira abaixo os resultados do primeiro dia de competição e a programação das finais:
Programação das finais - 26/03
Clara Rockel e Lucas Castro – Fundesporte
Fotos: Yuri Marinho/CBCa
Mato Grosso do Sul Jogos Escolares de MS: Chapadão do Sul sedia a primeira etapa regional de atletismo
Bataguassu - MS Esporte, lazer e cultura marcam o 1º Festival do Trabalhador nesta sexta-feira (01)
Bataguassu - MS Velocidade, talento e superação colocam Bataguassu no topo do atletismo estadual
Mato Grosso do Sul Ponta Porã recebe etapa dos Jogos da Melhor Idade com disputas de bocha
FUTEBOL Ivinhema F.C. estreia com vitória na Série D e larga bem na competição nacional
FUTEBOL De virada, Operário vence Bataguassu e é tricampeão consecutivo do Estadual
Mato Grosso do Sul Corrida dos Poderes vai além do esporte e transforma rotina de servidor do Detran-MS, homenageado pelo governador
Mato Grosso do Sul Corrida dos Poderes levará circuito de treinões a quatro cidades do interior de Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul Com obras de recuperação do Morenão, Governo lança projeto para modernizar futebol de MS Mín. 15° Máx. 22°


