
Muitos animais domésticos são abandonados pelos seus tutores, e os motivos para essa atitude são os mais diversos possíveis. O objetivo primordial do Dia Nacional de Adotar um Animal é incentivar a conscientização das pessoas a respeito dos direitos dos animais, mostrar que o abandono, a reprodução descontrolada e a falta de informação contribuem para gerar esta situação indesejada, que vai além do bem-estar animal e impacta também a saúde pública.
A data, comemorada anualmente no dia 4 de outubro, é uma oportunidade para combater o preconceito ainda existente contra animais que não possuem pedigree.
“Adotar um animal é um ato de responsabilidade social. Ajuda a reduzir o número de animais nas ruas e nos abrigos e valoriza a vida”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News, que no ano 2000 lançou esta campanha, criando o conceito de utilizar a denominação Dia Nacional para realizar o engajamento para muitas outras campanhas educativas.
Ao adotar um animal, é importante estar consciente das responsabilidades envolvidas: alimentação, vacinação, consultas regulares, tempo para brincadeiras, além de um local adequado para abrigá-lo.
Um animal com alto grau de bem-estar, segundo a Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), é considerado aquele que tem boa saúde e que pode expressar o seu comportamento natural.
Para o bem-estar, o animal deve, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), ser livre de fome e sede; livre de desconforto; livre de dor; livre de lesões e doenças; livre para expressar seu comportamento natural; livre de medo e estresse.
“Comemorado pelo 25º ano consecutivo, o Dia Nacional de Adotar um Animal, já conseguiu, por meio de iniciativas individuais e do apoio de entidades sérias, um resultado surpreendente. Ocorreram muitas adoções e aproximação de muitas pessoas à causa dos animais”, finaliza Vininha F. Carvalho.
Mato Grosso do Sul Retrospectiva: Campanhas mobilizam milhares de pessoas por um trânsito mais humanizado
Educação Professores no Brasil usam mais IA que média dos países da OCDE
Educação Número de professores temporários no Brasil é maior que na OCDE
Educação Professor brasileiro perde 21% do tempo de aula para manter disciplina
Educação Brasil celebra Dia Mundial da Limpeza com ações pelo país
Mato Grosso do Sul UEMS abre processo de transferência externa para cursos de graduação presenciais com ingresso em 2026
Mato Grosso do Sul Com estrutura inovadora, Governo de MS mantém investimentos que garantem ensino de qualidade
Mato Grosso do Sul Com apoio do Governo do Estado, Bienal Pantanal celebra a literatura e fortalece produções locais
Educação Educação e justiça climática são temas de conferência em Luziânia Mín. 22° Máx. 35°


