
Obra símbolo da entrada da cidade recebeu pintura, paisagismo e refletores com sistema RGB que permitirá homenagens em campanhas de conscientização, proporcionando maior interatividade com a população e ampliando a beleza de um dos cartões postais de Dourados

Prefeito Marçal Filho acompanhou os testes de acendimento da iluminação de LED instalada no Monumento ao Colono. Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados concluiu a revitalização do Monumento ao Colono, localizado na entrada da cidade pela Avenida Marcelino Pires. A obra recebeu pintura nas cores originais, limpeza, paisagismo com novos arbustos floridos e um moderno sistema de iluminação. Antes abandonado, pichado, tomado por matos e sem vida, os trabalhos resgataram o conceito de cartão postal do Monumento que é visto por muitos como o cartão de visitas para quem chega a Dourados.
Na noite desta segunda-feira (29), o prefeito Marçal Filho acompanhou os testes realizados pela equipe da Secretaria de Serviços Urbanos. Os refletores, que podem assumir diversas tonalidades, foram programados para exibir a cor amarela neste fim de setembro, em alusão à campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio. Em outubro, a iluminação passará para o rosa, em referência ao Outubro Rosa, de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.
Construído na década de 1990, durante a gestão do então prefeito Braz Melo, o monumento presta homenagem à Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND) e ao desenvolvimento regional. A estrutura em forma de mãos erguidas simboliza os distritos e municípios vizinhos que formaram a Colônia, criada em 28 de outubro de 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, marco do primeiro projeto de reforma agrária do Brasil.
O projeto original é do arquiteto e urbanista Luiz Carlos Ribeiro, que explicou o simbolismo da obra: as mãos saindo da terra representam o trabalho do colono, erguendo para os céus os frutos da terra em lâminas de concreto aparente. Rapidamente, o Monumento passou a ser chamado de “Mão do Braz”, em alusão ao prefeito que contratou a obra, nome que acabou se consolidando e virando referência de localização.
O sistema de iluminação implantado utiliza refletores de LED com tecnologia RGB (Red, Green, Blue), que permite criar milhões de combinações de cores. Os equipamentos foram instalados no solo, direcionados para cima, e também em postes ao redor do monumento. Todo o sistema é automatizado, possibilitando as luzes acender ao anoitecer e se apagarem ao amanhecer, com acionamento remoto por sistema informatizado.
Além da iluminação, o espaço ganhou paisagismo renovado. As esculturas que ficam aos pés das mãos do monumento, onde estão gravados os nomes dos distritos, foram cercadas por novos arbustos e flores, embelezando o conjunto.
Segundo o prefeito, a revitalização era necessária diante do estado de abandono em que o monumento se encontrava, com pichações, mato alto e iluminação precária. “É um monumento muito importante para a cidade, que as pessoas se identificam e que é referência de localização. Precisava ser revitalizado para resgatar o destaque que sempre teve”, afirmou Marçal.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 20° Máx. 24°


