A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (ALEMS) publicou na edição desta quarta-feira (1º) do Diário Oficial do Parlamento a Resolução 35/2025 , que institui a comenda do Mérito Legislativo das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul. De autoria do deputado Roberto Hashioka (União), a honraria será entregue a pessoa natural ou moradora no estado, indicada por associação ou entidade pertencente às Nações Amigas.
Integram as Nações Amigas as seguintes: Japonesa, Libanesa, Portuguesa, Boliviana, Paraguaia, Italiana e Espanhola. Associações e entidades ligadas a essas nações indicarão, cada uma, até três personalidades. A solenidade de entrega da comenda será realizada na terceira semana do mês de outubro.
Na justificativa da proposta, o deputado Roberto Hashioka informou que a “2ª Festa Inclusiva”, realizada pela Associação Cultural das Nações Amigas reuniu apresentações artísticas, atrações musicais e a gastronomia dos sete países com o objetivo de celebrar a diversidade cultural, promover a inclusão social e apoiar as instituições que atuam em causas humanitárias. Além disso, o evento tem caráter social.
“Em virtude da importância da festividade, o evento foi incluído no calendário oficial do Estado pela Lei 6.043/2023”, informou o deputado. “A comenda visa prestigiar as personalidades que se destacaram pelos bons e relevantes serviços prestados à sua comunidade e ao meio sociocultural de Mato Grosso do Sul”, acrescentou.
Mín. 20° Máx. 32°