
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou nesta quarta-feira (1º), o Termo de Compromisso e autorização de licitação para que sejam executadas as obras de modernização e reforma do Aeroporto Santos Dumont (SNAG), em Araguari (MG). O investimento aprovado é de R$ 11.566.197,27, com prazo de execução estimado em 17 meses, integralmente financiado por recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).
Entre as obras de modernização e reforma previstas, estão a reconstrução da camada asfáltica da pista de pouso e decolagem, adição de áreas de giro nas cabeceiras, instalação de áreas de segurança de fim de pista (RESA), adequação da pista de táxi e pátio de aeronaves, implantação de nova sinalização horizontal e construção de via de acesso aos hangares.
Com as intervenções, será possível reabrir o terminal, hoje interditado, devolvendo ao município e à região um importante polo de aviação geral. A retomada das operações vai beneficiar não apenas os mais de 117 mil habitantes de Araguari, mas também moradores de cidades vizinhas, fortalecendo a logística regional, o turismo de negócios e o escoamento da produção do agronegócio e da indústria.
O ministro destacou a vocação do terminal para se tornar referência em serviços. “Essa ação de hoje é a materialização de um investimento importante. A ideia é transformar o Aeroporto de Araguari num hub de serviços na região. Daqui a pouco você pode ter aviação regional, vai ampliar voos efetivos. Tudo isso estimula o turismo, os negócios e movimenta a economia.”, afirmou.
O secretário nacional de Aviação Civil,Daniel Longo, ressaltou o impacto esperado para a economia local. “A expectativa é que a requalificação do aeroporto possa impulsionar ainda mais o desenvolvimento do município de Araguari e do Triângulo Mineiro e fazer com que a dinamização da economia possa avançar cada vez mais.”
Já o prefeito de Araguari, Renato Carvalho, reforçou a importância da obra para a população. “O que tenho a dizer é que agradeço muito ao ministro Silvio. Temos o lema ‘vamos em frente pra cuidar da nossa gente’. Agora é ‘vamos em frente pra cuidar do nosso aeroporto’.”, celebrou.
Finalmente, a deputada federal Dandara Tonantzin(PT/MG) também esteve presente e destacou o alcance regional da iniciativa. “Reconhecer que o ministro Silvio está fazendo um trabalho muito importante para Minas Gerais. A gente quer, cada vez mais, conectar Minas com um projeto de desenvolvimento, e as obras no Aeroporto de Araguari vão somar ainda mais nesse sentido.”
Detalhes técnicos
O projeto de modernização do Aeroporto de Araguari vai garantir uma estrutura mais segura e eficiente para os voos regionais. A pista principal terá 1.410 metros de comprimento por 30 metros de largura, com reforço do pavimento e implantação de áreas de segurança nas cabeceiras. O pátio de aeronaves será ampliado para cinco posições de estacionamento, incluindo espaço adequado para aeronaves como o Cessna Grand Caravan, utilizado em rotas regionais.
As melhorias incluem ainda uma pista de táxi de 219 metros, a instalação de sinalizações horizontal e vertical renovadas, cerca operacional e equipamentos de apoio à navegação, como biruta e farol rotativo. Essas mudanças vão permitir operações mais seguras e aumentar a capacidade do aeroporto para atender à demanda de passageiros e cargas na região.
O empreendimento integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e representa um passo estratégico para reforçar a rede de aviação regional em Minas Gerais, garantindo mais acessibilidade e integração ao Triângulo Mineiro.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 21° Máx. 35°


