A promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência podem ser intensificadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) com a criação de mais uma comissão permanente. A mudança está prevista no Projeto de Resolução 145/2025 , que altera o Regimento Interno do Parlamento ( Resolução 65/2008 ) para acrescentar, na relação de comissões permanentes, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
De autoria do deputado Neno Razuk (PL), a proposta objetiva enfrentar a violação de direitos das pessoas com deficiência e garantir o cumprimento de normativas que os defendem. O projeto é “extrema importância para assegurar o cumprimento da legislação existente, combater a discriminação, promover a inclusão social e monitorar a efetivação dos direitos”, afirma o parlamentar na justificativa da proposição.
Caso seja aprovada a proposta, o número de comissões permanentes na ALEMS poderá aumentar de dezoito para dezenove. Depois de publicado no Diário Oficial do Parlamento, o projeto fica em período de pauta para eventual recebimento de emendas. Segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e, caso o parecer for favorável, será analisada por uma Comissão Mista e votada, em duas discussões, no plenário.
De acordo com o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com deficiência representam 6,5% da população de Mato Grosso do Sul. Já as pessoas diagnosticadas com autismo equivalem a 1,1% dos habitantes do estado.
Mín. 19° Máx. 36°