
Integração entre SES, Sejusp, Procon, Ebserh e MAPA busca assegurar agilidade no atendimento e proteção à saúde coletiva
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul promoveu, nesta sexta-feira (3), uma reunião na sede da SES (Secretaria de Estado de Saúde) para alinhar estratégias de enfrentamento a eventuais casos suspeitos de intoxicação por metanol. O encontro contou com a participação de representantes da saúde, Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Procon (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor), Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e da superintendência estadual do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária).
Na pauta foram discutidas medidas de fiscalização, o fortalecimento do fluxo de atendimento aos pacientes e os procedimentos de coleta e análise laboratorial das amostras. A integração entre os órgãos busca garantir maior agilidade na identificação das ocorrências e na adoção de providências para proteger a população.
Segundo a secretária adjunta da SES, Crhistinne Maymone, a articulação interinstitucional é fundamental para ampliar a resposta do Estado em situações de risco à saúde pública, garantindo que as unidades de atendimento estejam preparadas para seguir protocolos emergenciais e que os órgãos de fiscalização atuem de forma coordenada.
“A articulação interinstitucional fortalece a capacidade de resposta do Estado, garantindo que os protocolos de emergência sejam cumpridos pelas unidades de saúde e que os órgãos de fiscalização atuem de forma coordenada em prol da segurança da população”, afirmou Maymone.
A reunião reforçou o compromisso do Governo do Estado em atuar de forma preventiva e integrada diante de possíveis casos relacionados à intoxicação por metanol.
Kamilla Ratier, Comunicação da SES
Fotos: Kamilla Ratier
Mato Grosso do Sul UBS, UPA, hospital ou Samu: você sabe, caso a caso, onde buscar atendimento no SUS?
Mato Grosso do Sul Ciclo 4 do PlanificaSUS aposta em indicadores e governança para qualificar o SUS em MS
Mato Grosso do Sul SES antecipa repasse de recursos e reforça apoio à Santa Casa de Campo Grande
Mato Grosso do Sul Com cirurgias de cálculos renais a laser, HRMS garante procedimentos mais modernos e seguros no SUS
Mato Grosso do Sul Boletim Epidemiológico: MS registra 23 casos confirmados de dengue
Mato Grosso do Sul Nova estratégia contra o VSR amplia cobertura e reforça cuidado com a primeira infância em MS
Mato Grosso do Sul Investimento de R$ 55,6 milhões na modernização da rede hospitalar fortalece a regionalização da saúde
Mato Grosso do Sul Boletim Epidemiológico fortalece o planejamento das ações de enfrentamento ao câncer de mama
Bataguassu - MS PROCESSO SELETIVO Nº 02/2026: contratação temporárias de médicos generalistas Mín. 19° Máx. 34°


