
Ansiedade, coração acelerado e mãos suadas. Quem nunca sentiu nervosismo antes de uma prova importante? Agora imagine esse sentimento multiplicado no momento em que está em jogo a conquista da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para ajudar os futuros motoristas a enfrentarem esse desafio com mais equilíbrio e confiança, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), em parceria com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), está promovendo uma experiência inovadora em Campo Grande: a criação de uma sala de espera humanizada no exame prático de direção.
O projeto “Desacelere: Cuidado Emocional na Direção Certa” é conduzido pelas acadêmicas de Psicologia da UEMS, Manuela Delvizio, Heloísa Ferreira, Giovanna Rizatto, e Ana Luiza Domingos. Três delas integram o programa de estágio no Detran-MS e perceberam que atuação dentro do órgão poderia ser o laboratório do projeto de extensão e pesquisa que tem como foco reduzir a ansiedade e promover bem-estar emocional dos candidatos momentos antes da prova prática.

No espaço, os participantes vivenciam técnicas simples e acessíveis de respiração consciente, meditação guiada, alongamento leve, roda de conversa e recebem mensagens motivacionais.
“Esse projeto contribui com nossa formação, no cuidado emocional dos candidatos e futuros motoristas e também na humanização do Detran-MS. Agradecemos aos candidatos que participaram, a nossa orientadora Luiza Nabarrete e ao Detran-MS, em especial a Gexa (Gerência de Exames) que possibilitou e apoiou nosso projeto. Esperamos poder contribuir com uma cultura de trânsito mais consciente, segura e humanizada, reconhecendo a importância do acolhimento e cuidado emocional”.
Mais do que acolhimento, a ação também tem caráter educativo e preventivo. Estudos mostram que práticas de respiração e meditação reduzem os batimentos cardíacos, ajudam a controlar sintomas da ansiedade e favorecem a concentração.
“O curso de psicologia da UEMS tem essa proposta de compromisso social. Esse grupo específico que está estagiando no Detran-MS, perceberam essa necessidade do quando a ansiedade é um componente que afeta esse processo e a maioria dos candidatos e interfere inclusive nos resultados. E pensando nisso elas pensaram nessa proposta de trazer um pouco mais de tranquilidade e estratégias de enfrentamento para esse momento. E a ideia é justamente essa de conseguir por meio do conhecimento desse processo formativo ter esse alcance e compromisso social”, reforça a orientadora do projeto, Luiza Nabarrete.
Os resultados esperados são claros: melhora na autorregulação emocional, redução da tensão física e mental antes da prova, maior confiança e percepção positiva em relação ao desempenho. Para o Detran-MS, a iniciativa está em sintonia com o tema nacional de trânsito de 2025 definido pelo Contran: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.

O cronograma do projeto abrange os meses de junho a novembro. Porém, a fase de campo já foi finalizada, tendo alcançado centenas de candidatos. As abordagens foram realizadas minutos antes do exame prático, aproveitando que um examinador do Detran-MS reúne os candidatos e dá dicas de como ter um exame mais tranquilo. As acadêmicas tinham cinco minutos para a mensagem central, e se colocarem à disposição dos candidatos para uma conversa em grupo ou individual.
Na dinâmica inicial, elas entregavam pirulitos com mensagens positivas e um QR Code para quem quisesse avaliar a atividade ou deixar alguma mensagem no formulário disponível. Os feedbacks são emocionantes, inclusive de pessoas que não conseguiram aprovação no exame prático. “O resultado não foi o que eu esperava, mas o pessoal do projeto ajudou bastante em relação a me passar segurança e me tranquilizar”, diz um dos registros.

Entre as avaliações do questionário de avaliação também constam registros de candidatos que agradeceram e dividiram a alegria da aprovação. “Foi uma experiência positiva. Estava nervosa antes do exame mas o acolhimento feito pelas estudantes de psicologia ajudou bastante. Me senti mais tranquila e isso com certeza contribuiu para que eu conseguisse me concentrar e ser aprovada”.
Segundo o diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira, a proposta reforça o compromisso do órgão em valorizar o bem-estar das pessoas: “Estamos cuidando não apenas da parte técnica do exame, mas também do lado humano, ajudando os futuros motoristas a enfrentarem esse momento com mais equilíbrio e confiança”.
Mais do que uma sala de espera, o “Desacelere” representa um novo olhar para o trânsito: um espaço de cuidado, acolhimento e conscientização, onde a vida, dentro ou fora das vias, é o bem mais importante.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Divulgação
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 21° Máx. 35°


