
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) encerrou o ano de 2025 com um volume expressivo de atendimentos de transporte sanitário, assegurando que4.152 pacientes pudessem acessar consultas, exames e tratamentos especializados em outros municípios.Ao longo dos doze meses, foram realizadas 1.325 viagens destinadas a centros de referência, conforme dados consolidados no relatório anual de viagens da pasta.
A maior parte dos encaminhamentos ocorreu para Campo Grande e Três Lagoas, cidades que concentram os serviços regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para Bataguassu. Além delas, o município também transportou pacientes para centros altamente especializados em Barretos, Jaú, Presidente Prudente, Jales e Araçatuba, localidades reconhecidas nacionalmente pela qualidade e complexidade dos atendimentos em oncologia, hematologia, cardiologia, ortopedia avançada, entre outros.
Durante 2025, meses como abril (479 pacientes transportados), setembro (479) e julho (415) se destacaram entre os períodos de maior demanda, evidenciando o fluxo contínuo e crescente de usuários que dependem desse suporte para garantir continuidade do cuidado e tratamento adequado.
A secretária municipal de Saúde, Aline Cauneto, destacou que o transporte sanitário faz parte de uma rede de atenção que busca garantir não apenas o atendimento obrigatório, mas também o respeito à jornada de cada paciente. "Levar o cidadão até onde o tratamento está disponível é uma forma concreta de valorização e acolhimento. Enquanto o município não dispõe de determinados serviços de alta complexidade, é dever da gestão assegurar que ninguém fique sem atendimento por falta de condições de deslocamento" destacou.
O serviço abrange desde consultas especializadas até cirurgias, terapias contínuas, procedimentos oncológicos e exames de alta complexidade. Para muitos pacientes, o transporte oferecido pela Prefeitura é o único meio de acessar tais atendimentos, permanecendo como um dos pilares essenciais da saúde pública, especialmente aos que enfrentam doenças crônicas, condições graves ou necessitam de tratamentos especializados.
Mato Grosso do Sul Unidade móvel do Hemosul faz primeira ação em Ribas do Rio Pardo e coleta 273 bolsas de sangue
Mato Grosso do Sul Casa da Saúde altera atendimento no período de Carnaval e orienta a população
Mato Grosso do Sul Carnaval 2026: SES garante distribuição de 1,3 milhão de preservativos para fortalecer prevenção às ISTs
Mato Grosso do Sul Secretaria de Saúde de MS, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026
Mato Grosso do Sul Seminário reuniu especialistas e mobilizou 29 municípios para fortalecer a rede de saúde mental
Mato Grosso do Sul Leve a saúde junto no bloco! Confira dicas importantes da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul UBS, UPA, hospital ou Samu: você sabe, caso a caso, onde buscar atendimento no SUS?
Mato Grosso do Sul Ciclo 4 do PlanificaSUS aposta em indicadores e governança para qualificar o SUS em MS
Mato Grosso do Sul SES antecipa repasse de recursos e reforça apoio à Santa Casa de Campo Grande Mín. 24° Máx. 38°


