
Dois hospitais públicos de Mato Grosso do Sul foram reconhecidos em um levantamento nacional entre as melhores unidades do país com atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Na lista nacional, que avaliou exclusivamente unidades com atendimento integral, foram citados o Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas, e o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã.
As duas unidades representam Mato Grosso do Sul entre centros de excelência distribuídos por todas as regiões do país.
O levantamento considerou critérios técnicos como acreditação hospitalar, taxas de ocupação, taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de UTI e tempo médio de permanência dos pacientes, com base em dados do SIH (Sistema de Informações Hospitalares)do Ministério da Saúde, referentes ao período de agosto de 2024 a julho de 2025.
Para o Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, o resultado indica que Mato Grosso do Sul está no caminho correto na organização e qualificação da rede hospitalar pública. “Esse desempenho mostra que as ações adotadas estão produzindo efeito, mas o trabalho só estará completo quando todos os hospitais estaduais estiverem entre os melhores do país”, afirma o secretário.


O estudo foi realizado pelo Ibross (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde), em parceria com a OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde), o Instituto Ética Saúde, o Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde), e avaliou hospitais gerais e especializados com mais de 50 leitos e produção assistencial comprovada.
A partir dessa seleção inicial, os hospitais indicados passarão por uma nova etapa de avaliação para a definição dos 10 melhores hospitais públicos do Brasil, que serão anunciados em maio, durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil.
André Lima, Comunicação SES
Fotos: Arquivo SES
Mato Grosso do Sul Da origem do alimento ao prato do paciente: cozinha do HRPP recebe certificação de sustentabilidade alimentar
Mato Grosso do Sul Janeiro Roxo reforça combate à hanseníase com qualificação estadual sobre sinais e diagnóstico precoce
Mato Grosso do Sul Em parceria com o Governo de MS, Hospital do Pênfigo inicia mais de 1,2 mil cirurgias ortopédicas
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul intensificou vacinação em 2025 e manteve vigilância ativa contra o sarampo
Mato Grosso do Sul Após intensivão de ortopedia no interior do Estado, programa MS Saúde tem prazo ampliado
Mato Grosso do Sul Boletim Epidemiológico: MS registra 8.461 casos confirmados de dengue
Mato Grosso do Sul Frota renovada fortalece o SUS e avança na regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul Núcleo estadual fortalece cultura de segurança e qualificação da assistência no SUS de MS
Bataguassu - MS Transporte da Saúde registra mais de 4 mil atendimentos em 2025 e garante acesso da população a tratamentos especializados fora do município Mín. 21° Máx. 34°


