
A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Setor de Investigações Gerais (SIG) da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Campo Grande, na manhã de hoje (15), cumpriu três ordens judiciais, todas relacionadas a investigações de crimes praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.
As diligências resultaram no cumprimento de um mandado de prisão preventiva e dois mandados de monitoração eletrônica, com imposição de tornozeleira eletrônica, todos expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Campo Grande/MS, após representação da autoridade policial.
Dos casos investigados:
Prisão preventiva
Em um dos casos, o qual resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva contra um homem de 48 anos, e vítima de 52 anos, é apurado pela prática reiterada de crimes de violência doméstica contra sua ex-companheira, envolvendo episódios de ameaças, agressões e descumprimento de medidas protetivas de urgência.
Conforme os boletins de ocorrência que instruem o procedimento, os fatos ocorreram no município de Campo Grande/MS, em datas distintas registradas ao longo do ano de 2025, no âmbito da residência da vítima e em seu entorno. A gravidade da conduta, a reiteração criminosa e o risco concreto à integridade física e psicológica da vítima fundamentaram a decretação da prisão preventiva, como forma de garantir a ordem pública e a efetividade das medidas protetivas.
Mandados de monitoração eletrônica (tornozeleira eletrônica):
Nos outros dois casos, são investigados crimes de ameaça e descumprimento de decisão judicial que deferiu medidas protetivas de urgência, previstos na Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
Em um dos procedimentos, os fatos ocorreram no dia 10 de novembro de 2025, no bairro Residencial Terra Morena, em Campo Grande/MS, tendo como vítima mulher de 42 anos, ex-companheira do investigado, homem de 56 anos, que, mesmo ciente das medidas protetivas em vigor, teria proferido graves ameaças contra a vítima, inclusive fazendo menção à possibilidade de matá-la. Consta ainda histórico anterior de registros policiais envolvendo o mesmo contexto de violência doméstica.
No outro caso, conforme boletins de ocorrência e peças informativas anexas, o investigado, um homem de 47 anos, é acusado por condutas intimidatórias e violação de medidas protetivas, praticadas em ambiente doméstico e familiar, também no município de Campo Grande/MS, envolvendo uma mulher de 39 anos, o que motivou a representação pela imposição de medida cautelar diversa da prisão, consistente na monitoração eletrônica, como forma de fiscalizar o cumprimento das ordens judiciais e resguardar a segurança da vítima.
Todos os mandados foram devidamente cumpridos na manhã de hoje pela 1ª DEAM, demonstrando a atuação firme e contínua da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. As investigações prosseguem para completa apuração dos fatos, com o devido encaminhamento dos procedimentos ao Poder Judiciário.
Polícia Civil - MS Ação conjunta das forças de segurança esclarece furto, recupera motocicleta e prende autor em Nova Andradina
PM - MS Polícia Militar atende ocorrência de violência doméstica em Corumbá.
Polícia Civil - MS DERF inicia 2026 com 11 prisões em quinze dias, reforçando o combate aos crimes patrimoniais
Mato Grosso do Sul Investimentos preparam Inocência para ‘salto’ impulsionado pela maior fábrica de celulose do mundo
Mato Grosso do Sul Naviraí ganha novas pontes, escola reformada e grandes investimentos em saneamento
Mato Grosso do Sul Investimentos antecipados preparam Inocência para ‘salto’ impulsionado pela maior fábrica de celulose do mundo
Mato Grosso do Sul Água tratada, pavimentação e drenagem: Governo de MS entrega obras estruturantes em Três Lagoas
Polícia Civil - MS Caminhão com 849 kg de maconha é apreendido pela Polícia Civil no Jardim Noroeste
Polícia Civil - MS Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra investigado por tráfico em Dourados Mín. 21° Máx. 33°


