
A Prefeitura de Dourados, por meio do Instituto do Meio Ambiente (Imam), deu início nesta terça-feira (20) ao plantio de 280 árvores de ipês, das espécies roxo, amarelo e branco, ao longo da Avenida Coronel Ponciano. A ação tem como objetivo recompor a arborização retirada quando do início das obras de duplicação da via, um das principais artérias da cidade. Paralelo ao plantio dos ipês no canteiro central da Coronel Ponciano, o prefeito Marçal Filho fez o plantio de duas mudas de Jequitibás na área de gramado em frente ao Centro Administrativo Municipal (CAM).
Todas as espécies plantadas são produção do Viveiro de Mudas Municipal e serão plantadas ao longo da via, até o trevo da BR-163. “Nós estamos plantando aqui um Jequitibás. Na verdade. É o Parque Jequitibás, o bairro que fica ao fundo da Prefeitura”, comentou o prefeito, reforçando que o plantio de mudas de ipês em toda a extensão revitalizada na Coronel Ponciano, repara a supressão de todas as árvores da via quando da duplicação.
Marçal enfatizou que a ideia é fazer de Dourados uma cidade cada vez mais bonita. “Vamos plantar ipês roxo e amarelo”, anunciou. “Imaginem como vai ficar linda essa Coronel Ponciano quando chegar a época de florescerem”, mencionou o prefeito. “Vai ficar uma maravilha!”.
Participaram da ação, o responsável pelo Viveiro Municipal, Antonio Casarotto, o diretor da Guarda Municipal Jamil Matos e os secretários Fabio Luis (Imam) e Bruno Pontin (Agricultura Familiar).
PLANO DE ARBORIZAÇÃO
A Prefeitura de Dourados iniciou neste mês de janeiro uma nova etapa do Plano Municipal de Arborização, com a intensificação do replantio e do plantio de árvores em áreas urbanas. A ação tem como objetivo recompor a vegetação após a supressão de aproximadamente 400 árvores que estavam condenadas por risco de queda, doenças ou danos estruturais. Grande parte dessas remoções já foi concluída e o replantio começou pela região central da cidade.
Desde setembro do ano passado, a administração municipal vem realizando a retirada gradativa de árvores condenadas na região central. Como contrapartida ambiental pela Prefeitura de Dourados, está previsto o plantio de cerca de 800 novas mudas, todas produzidas pelo Viveiro Municipal, administrado pelo Imam.
Em recente visita ao Viveiro, o prefeito destacou a importância da arborização para a qualidade de vida em Dourados e ressaltou o papel estratégico do Viveiro Municipal nesse processo. “Arborizar a cidade é investir em saúde, em meio ambiente e em qualidade de vida”, enfatizou. “As árvores reduzem a temperatura, melhoram a qualidade do ar e tornam os espaços urbanos mais humanos”, prosseguiu. “O Viveiro Municipal é fundamental para que esse trabalho seja feito com planejamento, responsabilidade ambiental e participação da comunidade”, completou Marçal Filho.

Prefeito Marçal Filho e Antonio Casarotto, do Viveiro Municipal, fazem o plantio de muda de Jequitibá na área em frente a prefeitura.Gizele Almeida/Assecom
Legislativo - MS Caravina inaugura Casa do Trabalhador e entrega recursos à APAE em Brasilândia
Dourados - MS Prefeitura capacita servidores para adoção de sistema “Papel Zero” em pagamentos
Dourados - MS Prefeitura lança edital para compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar
Polícia Civil - MS Em Bataguassu, Polícia Civil prende foragido da justiça condenado a 12 anos de prisão
Polícia Civil - MS Polícia Civil recupera em Três Lagoas, veículos relacionados em estelionato na Capital
Polícia Civil - MS Policiais civis prendem investigado por tráfico e apreendem drogas prontas para serem comercializadas
Mato Grosso do Sul Governo de MS amplia alcance da Funtrab com inauguração da 36ª unidade da Casa do Trabalhador
Mato Grosso do Sul Bioparque Pantanal será sede do 49º Congresso da AZAB; primeiro lote de inscrições já está disponível
Mato Grosso do Sul Ideias que melhoram o Estado: entra na reta final prazo para submissão de artigos em Congresso Nacional Mín. 19° Máx. 30°


