
O tema é “Pontos de Cultura pela justiça climática”, que orienta as discussões do evento. Trata-se de uma etapa preparatória para o V Fórum Nacional de Pontos de Cultura e para a 6ª Teia Nacional
A Secretaria Estadual de Cultura, a Política Nacional Aldir Blanc, Cultura Viva, Sistema Nacional de Cultura e Ministério da Cultura realizam nos próximos dias 30 e 31 de janeiro de 2026, em Corumbá, na sede do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, Teia Estadual de Mato Grosso do Sul.
A Teia Estadual de Cultura Viva constitui espaço de articulação, troca de experiências e fortalecimento da rede de Pontos e Pontões de Cultura de Mato Grosso de Sul, com caráter formativo, propositivo e de celebração da diversidade cultural sul-mato-grossense.
O evento integra a agenda nacional do Programa Cultura Viva e cumpre as diretrizes de democratização do acesso, valorização das culturas populares e tradicionais e participação social na formulação de políticas públicas de cultura.
Os objetivos são fortalecer a rede estadual de Pontos e Pontões de Cultura; estimular a articulação entre iniciativas regionais e municipais; fomentar a gestão compartilhada das políticas públicas de cultura; consolidar a Política Estadual de Cultura Viva; discutir avanços e desafios da Política Nacional de Cultura Viva e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Os eixos de debate serão três: Eixo 1 – Plano Nacional de Cultura Viva para os próximos 10 anos (Formação, Circulação e Memória); Eixo 2 – Governança da Política Nacional de Cultura Viva (Comissões e Fóruns); Eixo 3 – Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística (Economia Solidária e Protocolos Verdes).
No primeiro dia do evento serão realizados os debates temáticos dos três eixos, além de oficinas artísticas e plenária final com eleição dos delegados. No segundo dia serão realizadas rodas de debates, dinâmicas, rodas de conversa e cortejo cultural.
O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá, Prefeitura Municipal de Ladário, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Programa Nacional dos Comitês de Cultura. A correalização é dos Pontões e Pontos de Cultura.
A diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, afirmou que o Fórum Estadual dos Pontos de Cultura e a Teia Estadual de Mato Grosso do Sul configuram-se como um momento estratégico para o fortalecimento da Cultura Viva no estado, ao articular participação social, formulação de políticas públicas e valorização dos territórios culturais, tendo como eixo central a justiça climática.
“Com uma programação diversa e integrada, que combina mesas institucionais, grupos de trabalho temáticos, plenárias deliberativas, rodas de debate, oficinas práticas, feira criativa, intervenções artísticas e um grande cortejo cultural, o evento promove diálogo qualificado, construção coletiva de propostas e visibilidade às expressões culturais locais, especialmente no contexto do Pantanal. Realizado em Corumbá, o encontro reafirma o papel dos 98 Pontos de Cultura de MS como agentes de transformação social, ambiental e cultural, consolidando diretrizes para o âmbito estadual e contribuindo de forma consistente para o debate nacional da Política Nacional de Cultura Viva”.
Karina Lima, Comunicação Setesc
Foto: Ricardo Gomes/Setesc
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem esquentas de carnaval, Museu do Videogame e feirinhas de economia criativa
Mato Grosso do Sul Identidade regional: Festivais reafirmam o papel da Cultura e do Turismo
Mato Grosso do Sul Último Agendão de 2025 traz show com Di Ferrero, teatro infantil e atrações natalinas pelo interior
Mato Grosso do Sul Bienal do Livro, Mostra de Cinema, feiras culturais e Oktoberfest são os destaques do fim de semana em MS
Mato Grosso do Sul Mapeamento de Criativos de MS continua aberto para cadastro de agentes culturais
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Festival da Carne, Semana da Moda Inclusiva, teatro e literatura
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana une diversidade, música e tradição com Parada LGBT, Festa do Mel e Exporã
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana traz Festival Arabesk de Danças, parque de diversões, teatro e festas no interior
Mato Grosso do Sul MS ao Vivo de setembro vai trazer shows gratuito de Liniker e de Silveira no Parque das Nações Indígenas Mín. 18° Máx. 32°


