
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (21), o edital de chamamento público para a seleção de vendedores ambulantes não circulantes, nas modalidades barraca e trailer/food truck, interessados em atuar durante o Carnaval 2026, que será realizado de 13 a 17 de fevereiro, na Esplanada Ferroviária.
As inscrições começam hoje (21) e seguem até quinta-feira (22 de janeiro), às 17 horas, devendo ser realizadas exclusivamente de forma online, por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela Fundac aqui . Cada candidato poderá efetuar apenas uma inscrição, pessoal e intransferível.
Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais e preencher corretamente o formulário com dados pessoais, além de anexar a documentação exigida em edital, como documento de identidade com CPF, comprovante de residência, carteira sanitária atualizada e certificado de conclusão de curso de higiene e manipulação de alimentos, dentro do prazo de validade. Não será permitida a participação de pessoas legalmente impedidas ou estrangeiros em situação irregular no país.
A seleção dos ambulantes ocorrerá por meio de sorteio público, agendado para o dia 3 de fevereiro, às 9 horas, no auditório da Esplanada Ferroviária (Casa do Engenheiro Carlos Miguel Monaco – Gabinete da Prefeita), localizado na Avenida Calógeras, nº 3.000. Somente participarão do sorteio os candidatos habilitados após análise documental, sendo obrigatória a presença no local, sob pena de inabilitação.
Conforme o edital, o comércio ambulante será autorizado na Avenida Mato Grosso, no trecho entre a Avenida Calógeras e a Rua 14 de Julho. A Prefeitura e a Fundac não fornecerão energia elétrica ou geradores, cabendo essa responsabilidade aos próprios comerciantes.
Produtos permitidos
A comercialização será dividida em duas categorias.
No Tipo 1, será permitida a venda de alimentos e bebidas não alcoólicas, como hambúrgueres, pastéis, cachorro-quente, pizzas, espetos, arroz carreteiro, choripan, batatas, crepes, acarajé, shawarma, burritos, pão de queijo, chipa, açaí, sorvetes, salgados e doces, além de refrigerantes, sucos, água mineral e de coco, energéticos, isotônicos, chás, cafés e achocolatados.
Já no Tipo 2, será autorizada a comercialização de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Em ambos os casos, é proibida a venda de bebidas em recipientes de vidro, bem como o fornecimento de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
A venda dos produtos poderá ocorrer a partir das 15 horas, com encerramento diário à meia-noite. A entrada de veículos para montagem e preparação dos espaços será permitida exclusivamente no período das 8h às 14h.
Pontos e vagas
Serão disponibilizados até 40 pontos fixos, sendo 15 vagas destinadas ao comércio de alimentos e bebidas não alcoólicas (Tipo 1) e 25 vagas para bebidas alcoólicas e não alcoólicas (Tipo 2). Cada ponto terá dimensão de 3 metros por 3 metros, devendo o ambulante atuar exclusivamente no espaço definido durante o sorteio.
O edital prevê ainda a reserva de vagas, garantindo 10% para candidatos negros e 5% para indígenas, conforme legislação municipal. Caso não haja número suficiente de inscritos nessas categorias, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência.
O edital completo, com todas as regras, cronograma e orientações, está disponível no Diário Oficial do Município (Diogrande) .
Campo Grande - MS PrefCG inclui mães atípicas em projeto de inserção ao mercado de trabalho
Campo Grande - MS Fumacê reforça combate ao Aedes em cinco bairros nesta quarta
Brasilândia - MS Distrito Debrasa recebe grande Mutirão de Limpeza e Manutenção nesta segunda e terça-feira Mín. 18° Máx. 32°


