
Com a proximidade do início do ano letivo de 2026, marcado para o dia 9 de fevereiro, a Prefeitura de Campo Grande intensificou os serviços de manutenção nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, e têm como objetivo garantir ambientes seguros, limpos e preparados para receber alunos e profissionais da educação. Até o momento, mais de oito mil matrículas já foram realizadas pela Semed.

Na Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, os trabalhos estão praticamente concluídos. A unidade passou por limpeza, organização e manutenção predial, além de adequações estruturais para atender cerca de 900 alunos no modelo de tempo integral.
Segundo o diretor da escola, Orlando Rodrigues Peralta, o planejamento antecipado garante um início de ano mais tranquilo. “Estamos totalmente preparados para receber os alunos. A escola está limpa, organizada e apta. Já recebemos os alimentos, incluindo itens secos e proteínas, com freezer abastecido, além de arroz, feijão, leite e macarrão”.

Além da estrutura física, a escola também recebeu reforço no quadro de profissionais. Professores temporários, monitores e equipes de apoio já começaram a integrar a rotina escolar.
Desde 2018, a unidade vem passando por importantes transformações estruturais e, para este ano, novas melhorias estão previstas, como a revitalização dos banheiros, da quadra esportiva e a ampliação da cozinha.
A Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad oferece ensino integral do Grupo 5 ao 9º ano, além da Educação de Jovens e Adultos no período noturno, ampliando as oportunidades educacionais para a comunidade.
A preparação da escola também é reconhecida pelas famílias. Como é o caso da supervisora em uma empresa, Jessica Mariana Gonçalves, mãe da aluna Emilly Victoria, de 10 anos, que cursará o 5º ano, a evolução da escola é visível. “Eu já estudei aqui e hoje vejo o quanto a escola evoluiu. Está tudo organizado, as salas estão preparadas. É um trabalho bem feito”.

Em outro ponto da cidade, na Escola Municipal Arlindo Lima, também passa por manutenção, as equipes seguem fazendo a roçada no local para deixar tudo organizado para a chegada das crianças.

Estrutura e manutenção
A Secretaria Municipal de Infraestrutura, por meio da concessionária Solurb, realiza serviços de roçada, limpeza e remoção de entulho em toda a rede, com atendimento médio de dez escolas por dia. Ao todo, são 206 unidades escolares.
A Rede Municipal de Ensino conta com 99 escolas de Ensino Fundamental e 107 EMEIs. Embora o retorno dos alunos ocorra no dia 9, as equipes técnicas iniciam os trabalhos no dia 5 de fevereiro, preparando os últimos ajustes.

Matrículas seguem em andamento
A Semed segue com o processo de matrículas para novos alunos e para aqueles que não realizaram a rematrícula no prazo. As solicitações devem ser feitas pelo site matricula.campogrande.ms.gov.br .
Em caso de dúvidas, pais e responsáveis podem procurar a Central Municipal de Matrículas pelo telefone 0800 615 1515. O processo é gratuito.
#ParaTodosVerem: Imagens da limpeza nas escolas, do diretor e de uma mãe comentando sobre a ação realizadas pela prefeitura, por meio das secretarias.
Campo Grande - MS Prefeitura convoca 16 candidatos aprovados em processos seletivos simplificados
Campo Grande - MS Veja os bairros que receberão o fumacê nesta sexta-feira (30)
Brasilândia - MS Proteção e Afeto: Prefeitura apresenta diretrizes do Programa Família Acolhedora em reunião no CREAS* Mín. 20° Máx. 34°


