
A Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Dourados, presidida pelo vereador Franklin Schmalz (PT), realiza na próxima quarta-feira (25), às 18h, no Plenário da Casa, audiência pública com o tema “Que cultura nós queremos para Dourados?”. O encontro tem como objetivo debater a construção do Plano Municipal de Cultura, instrumento estratégico que irá orientar as políticas culturais do município pelos próximos dez anos, organizando metas, diretrizes e ações que impactam diretamente artistas, produtores culturais e toda a população.
Como parte desse processo, no último dia 11 de fevereiro, Franklin se reuniu com representantes do Conselho Municipal de Cultura, do Fórum Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura, além de artistas e produtores culturais, para discutir o formato da audiência pública e garantir que o espaço seja construído de forma participativa. A proposta é que o encontro funcione como uma escuta pública ampla, permitindo que a sociedade contribua diretamente com sugestões, demandas e prioridades para o setor cultural.
O Plano Municipal de Cultura é um requisito previsto na legislação federal e sua existência é fundamental para que o município continue tendo acesso a recursos e financiamentos da União voltados ao fortalecimento da cultura. A elaboração do documento é resultado de um processo coletivo que se estende há mais de uma década. Entre os marcos importantes estão a realização da Conferência Municipal de Cultura, em 2023, quando foram definidas propostas estruturantes, e a criação, ano passado, de uma comissão específica no âmbito do Conselho Municipal de Cultura para escutas públicas setoriais com diferentes segmentos culturais.
Diversidade
A audiência pública promovida pela Comissão de Cultura representa mais uma etapa decisiva para consolidar o Plano e garantir que ele reflita a diversidade cultural de Dourados e as reais necessidades da população. O espaço será aberto à participação de artistas, trabalhadores da cultura, gestores públicos, representantes de instituições e toda a sociedade civil interessada.
Além da participação presencial, a população também pode contribuir de forma online por meio de um formulário público disponibilizado pelo mandato do vereador Franklin. As sugestões podem ser enviadas pelo link: https://forms.gle/x5pvuBrEPWcRjpxB9.
As contribuições irão auxiliar na construção de políticas culturais mais democráticas, permanentes e conectadas com a realidade do município. A iniciativa reforça o compromisso com a participação popular na construção das políticas públicas e com o fortalecimento da cultura como direito, identidade e desenvolvimento para Dourados.
Mato Grosso do Sul Conselho da Criança e do Adolescente convoca entidades da sociedade civil para eleição
Legislativo - MS Deputado Hashioka solicita retomada da construção de pontes sobre o Rio Samambaia
Legislativo - MS Audiência para Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2025 acontece na próxima segunda-feira
Polícia Civil - MS Operação Mulheres 2026 – Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão contra investigado por violência doméstica na Capital
Legislativo - MS Jamilson Name cobra cascalhamento e patrolamento na MS-422 em Camapuã
Mato Grosso do Sul Centro de Triagem de Três Lagoas se torna referência no atendimento de animais silvestres da região Mín. 23° Máx. 40°


