Quarta, 01 de Outubro de 2025
27°

Tempo nublado

Ivinhema, MS

Geral Mato Grosso do Sul

Falando da Casa: podcast da ALEMS aborda segurança no trabalho

Este mês é marcado pelo Movimento Abril Verde, instituído para a conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho. O poscast Falando de Casa, ...

01/04/2022 às 11h50
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
A procuradora do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Cláudia Noriler, conversou com os jornalistas Paulo Radamés e Osvaldo Júnior
A procuradora do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Cláudia Noriler, conversou com os jornalistas Paulo Radamés e Osvaldo Júnior

Este mês é marcado pelo Movimento Abril Verde, instituído para a conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho. O poscast Falando de Casa, produzido pela Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), aborda o tema com a procuradora do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Cláudia Noriler.

“É um mês dedicado ao desenvolvimento de uma cultura prevencionista no meio ambiente do trabalho. Os órgãos voltados para esta tutela promovem o assunto e conscientizam os trabalhadores e empregadores da necessidade em reduzir os números de acidentes e doenças ocupacionais”, disse a procuradora.

São três tipos de acidentes de trabalho. O típico, decorrente da característica da atividade profissional que o indivíduo exerce. O acidente de trajeto, que acontece entre a residência e o local de trabalho, ou vice-versa. E a doença profissional, desencadeada pelo exercício de determinada função, característica de um emprego específico.

O Ministério Público do Trabalho atua fiscalizando, cobrando e judicializando ações na Justiça do Trabalho para determinar que as empresas adotem medidas para adequar o seu meio ambiente do trabalho. “A nossa legislação ampara quem sofre acidente de trabalho. Se houver necessidade de afastamento, fica coberto pela previdência. Os trabalhadores também podem ser indenizados pelas lesões que sofreram”, salientou Cláudia.      

No ano passado, Mato Grosso do Sul registrou 46 mortes por acidentes de trabalho, aumento de 39% em relação a 2019, quando foram notificados 33 óbitos. No bate-papo com os jornalistas Paulo Radamés e Osvaldo Júnior, a procuradora informou que a profissão com mais registro foi técnico de enfermagem, reflexo da pandemia da Covid-19.

O programa está publicado na plataforma Spotify. Para acessar este episódio, clique aqui .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 13h04 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 32°

Qui 34°C 19°C
Sex 36°C 20°C
Sáb 39°C 23°C
Dom 41°C 23°C
Seg 40°C 26°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio