
A segurança viária e a qualidade das estradas que cortam Dourados estão no centro de uma série de medidas protocoladas nesta terça-feira (3) pelo deputado estadual Zé Teixeira na Assembleia Legislativa. O parlamentar apresentou quatro indicações que demandam intervenções imediatas em pontos críticos do município, buscando atender demandas da população e evitar novos acidentes, inclusive com vítimas fatais.
A maior preocupação concentra-se na BR-163, onde o intenso tráfego de veículos de carga é um risco para os moradores de bairros em plena expansão urbana. Zé Teixeira solicitou ao Governo do Estado e à concessionária Motiva Pantanal estudos para a duplicação do trecho entre os quilômetros 250 e 252, além da implantação de vias marginais. A reivindicação foi apresentada pelo vereador Pedro Pepa.
A medida deve atender moradores do Conjunto Residencial Itaquera, Chácaras Trevo, Síria Rasselen, Sitiocas Campo Belo e Ouro Fino, regiões que hoje sofrem com o risco constante e o isolamento causado pelo intenso fluxo da rodovia federal. O deputado ressalta que a intervenção é essencial para separar o trânsito de longa distância do fluxo urbano, medida fundamental para reduzir os registros de acidentes graves no local, que foi alvo de protesto na semana passada.
Ainda na BR-163, o deputado cobrou a instalação urgente de um redutor de velocidade nas proximidades da Embrapa e da estação de tratamento da Sanesul. O trecho é marcado pela recorrência de colisões, agravadas pelo tráfego em alta velocidade e pela circulação de trabalhadores e moradores. Com o histórico recente de acidente fatal no local, a medida é apontada como necessária para preservar a vida de quem utiliza o trecho diariamente.
Além das rodovias federais, a estrutura viária urbana também foi alvo das solicitações. Zé Teixeira encaminhou ao Executivo Estadual um pedido de limpeza imediata na MS-379, o Anel Viário de Dourados, próximo à rotatória do Marco Rotary Internacional. O local tem sido utilizado para descarte irregular de resíduos, gerando acúmulo de lixo, entulhos e mau cheiro, o que compromete não apenas a paisagem, mas a saúde pública e a segurança de quem trafega pela via de acesso à Penitenciária Estadual.
Por fim, o deputado também solicitou a verificação técnica do funcionamento das lombadas eletrônicas instaladas na Avenida Weimar Gonçalves Torres, em frente à Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo. A medida atende a reclamações de inconsistências na aferição de velocidade dos radares, que estariam gerando notificações indevidas aos condutores. Para o deputado Zé Teixeira, em uma área de trânsito escolar intenso, é indispensável que a fiscalização seja precisa e transparente, garantindo a segurança dos estudantes sem prejuízos desnecessários aos motoristas.
PM - MS Polícia Militar e Prefeitura de Ladário alinham início das aulas do PROERD para 2026
Polícia Civil - MS Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão em Caldas Novas/GO no curso de investigação sobre fraudes em operações bancárias
Legislativo - MS Hashioka reforça parceria com Governo do Estado em visita à Secretaria de Saúde
Legislativo - MS Zé Teixeira cobra retirada de entulhos da antiga ponte sobre Rio Santo Antônio
Dourados - MS Prefeito alinha com setor produtivo, ações pelo desenvolvimento de Dourados
Câmara de Dourados Inspetor Cabral defende estrutura para Guarda Municipal e reforça apoio à PEC da Segurança Pública Mín. 21° Máx. 35°


