
Coxim (MS)– Teve início na manhã desta terça-feira (24/03) o curso de capacitação voltado a policiais militares, bombeiros militares e também profissionais civis para atuação em crises psiquiátricas e ocorrências de suicídio.
A formação segue até a próxima sexta-feira, reunindo participantes de diferentes áreas, o que fortalece a integração entre as forças de segurança, saúde e a sociedade no enfrentamento dessas situações sensíveis e de grande complexidade.
Durante o curso, os participantes recebem instruções sobre o reconhecimento e a intervenção em emergências psiquiátricas, atendimento a pessoas com transtornos mentais, além da postura adequada, comunicação eficaz e técnicas corretas para lidar com pacientes em crise, sempre priorizando a preservação da vida e o respeito à dignidade humana.

A capacitação também aborda conteúdos relacionados à rede de atenção à saúde mental — incluindo os níveis primário, secundário e terciário —, destacando o papel fundamental da família no cuidado e acompanhamento dos pacientes. Ainda são trabalhados aspectos teóricos importantes, como a compreensão do comportamento suicida, fatores de risco, sinais de alerta e as legislações vigentes sobre o tema.
Na parte operacional, os participantes aprendem sobre as características de uma ocorrência de suicídio, suas fases, alternativas táticas e os elementos essenciais para o gerenciamento dessas situações, especialmente em casos envolvendo indivíduos em crise e sem o uso de armas.

O curso contempla ainda atividades práticas de Primeira Intervenção em Crises (PIC), permitindo a simulação de ocorrências reais, o desenvolvimento do raciocínio rápido e o aprimoramento das habilidades técnicas e emocionais dos profissionais envolvidos.

A iniciativa reforça a importância da capacitação contínua, da atuação integrada entre as instituições e, sobretudo, de uma abordagem humanizada, visando a preservação da vida, a redução de danos e a melhoria no atendimento à população em situações de vulnerabilidade.
Assessoria de Comunicação Social – 5º BPM
LUTO Morre aos 86 anos o médico Dr. Arildo Loper, que marcou a história da medicina em Ivinhema
IVINHEMA Secretaria de Habitação e Trabalho divulga vagas de empregos
IVINHEMA Ataques de onças assustam produtores e provocam prejuízos em propriedades rurais de Amandina
IVINHEMA Bombeiros Militares realizam parto de emergência dentro da viatura
Legislativo - MS Agenda: Seminário, sessões plenárias e solene acontecem em julho na ALEMS
Mato Grosso do Sul Com mais de 1,4 mil documentos emitidos, mutirões do ‘Novo RG’ avançam pelo Estado
Legislativo - MS Proposta amplia e fortalece o diagnóstico precoce de autismo em MS
Mato Grosso do Sul Prêmio Fundect: MS valoriza ciência, tecnologia e inovação e anuncia mais R$ 38,6 milhões para pesquisa
Mato Grosso do Sul Regularização fundiária avança com entrega de 88 títulos em três assentamentos de MS Mín. 19° Máx. 31°


