Sexta, 27 de Março de 2026
28°

Tempo nublado

Ivinhema, MS

Geral Legislativo - MS

Acolhimento e reinserção: Caminhos da Solidariedade visita o Projeto Simão

A TV da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, TV ALEMS, já exibe a nova edição do programa Caminhos da Solidariedade, que mostra reportagem...

27/03/2026 às 16h27
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Jornalista João Humberto gravando Caminhos da Solidariedade na Comunidade Terapêutica Urbana Projeto Simão
Jornalista João Humberto gravando Caminhos da Solidariedade na Comunidade Terapêutica Urbana Projeto Simão

A TV da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, TV ALEMS, já exibe a nova edição do programa Caminhos da Solidariedade, que mostra reportagem especial sobre a Comunidade Terapêutica Urbana Projeto Simão, instituição sediada no bairro Amambaí e referência no acolhimento e reabilitação de homens em situação de dependência química. O conteúdo pode ser assistido às terças, quartas e quintas, às 7h30 e 19h30; sábados às 17h15; domingos às 8h45; e segundas-feiras às 13h15, no canal 7.2, além do YouTube da Assembleia Legislativa.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com duração de aproximadamente 12 minutos e 30 segundos, o episódio sobre o Projeto Simão mostra como a instituição, fundada em 2016 por Eliandro Simonetti, ex-dependente químico, tornou-se uma das principais comunidades terapêuticas urbanas do Estado. A instituição oferece acolhimento voluntário, atendimento psicológico, oficinas ocupacionais, atividades físicas, apoio espiritual e capacitação profissional, acompanhando seus residentes durante todo o processo de reabilitação e reinserção social.

A reportagem traz depoimentos de profissionais da equipe multidisciplinar, além de relatos de acolhidos e de pessoas que já passaram pelo tratamento e hoje trilham novos caminhos. O programa também apresenta a Casa Assistencial mantida pelo Projeto Simão, uma república voltada ao período pós-tratamento, que oferece suporte para moradia, orientação e autonomia, reduzindo o risco de recaídas.

Segundo o fundador Eliandro Simonetti, um dos entrevistados, o objetivo do projeto é garantir um acolhimento seguro, humano e transformador. “A dependência química não define ninguém. Aqui, trabalhamos para que cada residente reencontre sua dignidade e seu propósito”, afirma.

A exibição faz parte da programação especial da TV ALEMS, que busca valorizar iniciativas sociais, fortalecer políticas públicas e aproximar a população de projetos que transformam vidas no Mato Grosso do Sul.

Assista aqui: 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 17h08 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

Sáb 34°C 21°C
Dom 34°C 20°C
Seg 35°C 20°C
Ter 33°C 21°C
Qua 32°C 19°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio