
A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da equipe de Capturas da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campo Grande, prendeu nesta quarta-feira (8), I.G., acusado de ter matado Valdinéia Ferreira Delgado, de 34 anos de idade.
O crime ocorreu em 2023. O investigado foi denunciado pela prática dos crimes de: Homicídio qualificado, nos termos do art. 121, §2º, incisos I (motivo torpe), IV (recurso que dificultou a defesa da vítima) e VI (feminicídio), do Código Penal e Ocultação de cadáver, previsto no art. 211 do Código Penal.
Dinâmica do crime
Conforme apurado no inquérito policial e descrito na denúncia ministerial, os fatos ocorreram entre os dias 07 e 08 de julho de 2023, na cidade de Campo Grande/MS. A vítima, Valdinéia Ferreira Delgado, de 34 anos, manicure, mantinha relacionamento com o autor há aproximadamente seis anos, sendo a convivência marcada por episódios de violência doméstica.
Na noite de 07 de julho de 2023, a vítima participou de uma festa junina em seu bairro. Na madrugada do dia seguinte, ao retornar para casa, foi surpreendida pelo autor que, movido por sentimento de posse e inconformismo pelo fato dela ter saído sozinha, desferiu um golpe em seu pescoço, causando lesões na coluna cervical, que resultaram em sua morte.
A investigação apontou que o crime foi praticado por motivo torpe, relacionado ao sentimento de posse e controle sobre a vítima; mediante recurso que dificultou sua defesa, já que foi surpreendida de forma súbita e em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher, caracterizando o feminicídio. Após o homicídio, o autor transportou o corpo da vítima e o ocultou em local ermo.
Localização do corpo
Conforme registros da ocorrência policial, o corpo da vítima foi localizado no dia 08 de julho de 2023, por volta das 19h, em uma via rural, em uma estrada vicinal nas proximidades da entrada da Diesel Transportes, na Avenida Zila Corrêa, em Campo Grande/MS. A vítima foi encontrada inicialmente sem identificação, em decúbito dorsal (de barriga para cima), já com sinais de rigidez cadavérica.
Posteriormente, a identificação foi confirmada por exame papiloscópico. As circunstâncias da localização do corpo também foram noticiadas pela imprensa à época, destacando que se tratava de uma mulher de 34 anos, manicure, encontrada em estrada vicinal da Capital.
À época dos fatos (2023), o feminicídio já era previsto na legislação brasileira como qualificadora do crime de homicídio, e não como tipo penal autônomo, razão pela qual o investigado foi denunciado nos termos do art. 121, §2º, inciso VI, do Código Penal.
LUTO Morre aos 86 anos o médico Dr. Arildo Loper, que marcou a história da medicina em Ivinhema
IVINHEMA Secretaria de Habitação e Trabalho divulga vagas de empregos
IVINHEMA Ataques de onças assustam produtores e provocam prejuízos em propriedades rurais de Amandina
IVINHEMA Bombeiros Militares realizam parto de emergência dentro da viatura
Legislativo - MS Agenda: Seminário, sessões plenárias e solene acontecem em julho na ALEMS
Mato Grosso do Sul Com mais de 1,4 mil documentos emitidos, mutirões do ‘Novo RG’ avançam pelo Estado
Legislativo - MS Proposta amplia e fortalece o diagnóstico precoce de autismo em MS
Mato Grosso do Sul Prêmio Fundect: MS valoriza ciência, tecnologia e inovação e anuncia mais R$ 38,6 milhões para pesquisa
Mato Grosso do Sul Regularização fundiária avança com entrega de 88 títulos em três assentamentos de MS Mín. 19° Máx. 31°


