Segunda, 01 de Junho de 2026
22°

Tempo limpo

Ivinhema, MS

Geral Legislativo - MS

II Concurso ALEMS: : Publicado resultado preliminar de heteroidentificação e avaliação indígena

Os candidatos negros e indígenas que concorrem às vagas do segundo concurso público da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) já pode...

01/06/2026 às 16h21
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Candidados recebem orientações sobre as bancas de heteroidentificação
Candidados recebem orientações sobre as bancas de heteroidentificação

Os candidatos negros e indígenas que concorrem às vagas do segundo concurso público da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) já podem conferir o resultado preliminar do procedimento de heteroidentificação e da avaliação documental. As relações constam do Edital 14/2026 , publicado nesta segunda-feira (1º) no Diário Oficial do Parlamento, e contemplam, especificamente, os concorrentes aos cargos que não exigem prova prática.

Continua após a publicidade
Anúncio

A etapa de heteroidentificação e a conferência de documentos de candidatos indígenas são fundamentais para assegurar a transparência, a legalidade e o cumprimento estrito da política de cotas raciais no serviço público estadual.

Os candidatos negros (pretos e pardos) passaram pela banca examinadora presencial nos dias 23 e 24 de maio. Foram avaliados os critérios fenotípicos (características físicas visíveis) para a validação da autodeclaração. Já os indígenas entregaram documentação comprobatória exigida por lei.

O resultado provisório divulgado indica quais candidatos tiveram suas condições de cotistas deferidas (homologadas) ou indeferidas nesta primeira triagem da comissão examinadora.

Próximos Passos

Os candidatos que tiveram o parecer desfavorável (indeferido) tem o prazo de dois dias úteis para entrar com recurso. Isso deve ser feito no site da Fundação Carlos Chagas (clique aqui ). 

Após a análise e julgamento de eventuais contestações encaminhadas pelos candidatos, a ALEMS divulgará o resultado definitivo dessa etapa, fixando a listagem final de quem seguirá na disputa das vagas reservadas e garantindo a lisura de todo o processo seletivo do parlamento sul-mato-grossense.

Serviço

O concurso da ALEMS teve total de 21.439 inscritos disputando vagas em diversas especialidades de níveis médio e superior. Veja aqui todas as matérias relacionadas ao certame. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 16h08 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 25°

Ter 24°C 14°C
Qua 23°C 12°C
Qui 24°C 13°C
Sex 24°C 15°C
Sáb 24°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio