Quinta, 18 de Junho de 2026
17°

Tempo nublado

Ivinhema, MS

Cidades Campo Grande - MS

Agetran regulamenta circulação de patinetes e bicicletas em ciclovias

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) publicou nesta quinta-feira (18), em edição extra do Diário Oficial de Campo Grande (Diogran...

18/06/2026 às 16h41
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Campo Grande - MS
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Campo Grande - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Campo Grande - MS

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) publicou nesta quinta-feira (18), em edição extra do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), portaria que regulamenta, em caráter experimental, a circulação compartilhada de bicicletas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos nas ciclovias e ciclofaixas da Capital.

Continua após a publicidade
Anúncio

A medida terá validade inicial de 180 dias e tem como objetivo organizar o uso da infraestrutura cicloviária, ampliar a segurança viária e coletar dados técnicos que possam subsidiar futuras regulamentações sobre o tema.

Segundo a Agetran, a iniciativa acompanha o crescimento do uso de equipamentos elétricos individuais como alternativa de deslocamento urbano e busca promover uma convivência segura entre os diferentes modais. “A regulamentação experimental permitirá que a AGETRAN acompanhe a evolução desses novos modais, garantindo segurança aos usuários e fornecendo subsídios técnicos para aperfeiçoar a legislação municipal e a infraestrutura cicloviária da Capital”, destaca a Agência.

A norma autoriza o compartilhamento das ciclovias e ciclofaixas por bicicletas e equipamentos elétricos individuais, como patinetes e similares, desde que atendam aos critérios estabelecidos pela legislação federal, incluindo potência máxima de até 1.000 watts e velocidade de fabricação de até 32 km/h.

Durante o período experimental, os usuários deverão respeitar as regras de convivência e adequar a velocidade às condições da via e ao fluxo de pessoas. A portaria também prevê a realização de ações educativas, monitoramento da circulação e implantação de sinalização específica, quando necessário.

Serão avaliados aspectos como volume de usuários, padrões de utilização das ciclovias, ocorrências relacionadas à segurança viária e possíveis conflitos entre os diferentes modais.

Ao final do período de testes, os dados coletados poderão servir de base para aperfeiçoamentos na infraestrutura cicloviária e para a elaboração de normas permanentes voltadas à mobilidade urbana sustentável em Campo Grande.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 17h08 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 12° Máx. 22°

Sex 25°C 13°C
Sáb 18°C 12°C
Dom 22°C 11°C
Seg 25°C 14°C
Ter 17°C 9°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio