
Com foco na prevenção dos incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBM-MS) realizou mais uma atividade visando a preservação dos biomas sul-mato-grossenses. Dessa vez, os militares da corporação executaram uma queima prescrita - técnica de manejo do fogo planejada, controlada e autorizada - no Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari. O objetivo dessa ação é a de reduzir riscos futuros de grandes incêndios florestais, com a diminuição da biomassa do ambiente.
Conforme o chefe de operações da Diretoria de Proteção Ambiental dos Bombeiros, capitão Pedrozo, a atividade foi realizada em um ponto estratégico no Parque.
“A queima foi realizada em área de difícil acesso, a qual servirá como um ponto de controle para possíveis incêndios. Mensuramos as condições adequadas para essa atividade, aferindo a velocidade do vento, a humidade relativa do ar e a temperatura do local. Nesse momento do ano, temos uma temperatura mais amena, com previsão de chuva para os próximos dias, sendo o momento ideal para esse tipo de ação”, destacou o oficial.
Para essa atividade, o Corpo de Bombeiros empenhou cinco viaturas, 20 bombeiros, duas aeronaves Air Tractor específicas de combate a incêndios, além de vários equipamentos como drones, abafadores e sopradores. Além disso, também foi utilizada uma estação meteorológica portátil.




A ação no Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari foi realizada em conjunto com o Imasul, Prefeitura Municipal de Costa Rica, Brigada de Incêndio de Alcinópolis e representantes do Núcleo de Estudos do Fogo em Áreas Úmidas da UFMS.
Ações contra o incêndios
O Corpo de Bombeiros vem se preparando para a temporada de incêndios florestais 2026, com a vistoria e reparos de equipamentos e a incorporação de novos itens que serão utilizados durante as operações. Entre as tecnologias em teste estão drones com sensores de calor. Esses equipamentos auxiliam na identificação de focos de incêndio, além da realização de treinamentos específicos para as equipes.
Segundo o subdiretor da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) do Corpo de Bombeiros, major Eduardo Teixeira, a corporação tem intensificado uma série de ações de preparação e fortalecimento da capacidade operacional para atuação em ocorrências ambientais.
“Existe todo um planejamento envolvendo treinamento e capacitação dos militares, readequação e manutenção dos equipamentos, além da preparação das equipes para mais uma operação. Todo esse trabalho tem como objetivo garantir que o Corpo de Bombeiros esteja sempre pronto e estruturado para agir de forma eficiente quando for necessário”, ressaltou o major.




Tenente Albuquerque, Comunicação CBM-MS
Fotos: Cabo Lima/CBM-MS
Dourados - MS COE confirma 15ª morte por complicações da Chikungunya; 11 vítimas eram indígenas
Legislativo - MS Com apoio de Lia Nogueira, Juliano Varela amplia cuidado a famílias atípicas
Legislativo - MS Agenda: Semana da ALEMS tem 4º Arraiá e Seminário de Enfrentamento à Violência contra Idosos
Dourados - MS Jogos de Outono de Dourados têm finais do vôlei e basquete nesta sexta-feira
Dourados - MS Prefeitura começa vacinar crianças menores de dois anos contra pneumonia e meningite
Legislativo - MS Arraiá da Assembleia Legislativa une cultura, solidariedade e tradição em sua 4ª edição
Mato Grosso do Sul Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública está com inscrições abertas
Mato Grosso do Sul Detran-MS instala novo gerador e serviços digitais poderão ficar temporariamente indisponíveis neste sábado
Mato Grosso do Sul Corredor Bioceânico amplia oportunidades para o agronegócio e fortalece integração comercial de MS Mín. 12° Máx. 27°


