
A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias divulgou um balanço das ações em combate à Dengue realizadas de janeiro deste ano até o dia 6 de abril.
Conforme os dados, foram registradas 38 notificações de Dengue, com 13 casos confirmados da doença até o momento.
Entre residências, comércios, terrenos e pontos estratégicos, foram feitos até o momento através do trabalho dos Agentes de Combate a Endemias, visitas e borrifações em 1.768 imóveis; 18 bloqueios de transmissão com inseticida em locais onde há casos confirmados da doença; 118 quarteirões e 144 bueiros borrifados, eliminando assim possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Os bairros com maior incidência de casos foram Jardim Santa Rosa, Residencial Modelo, Jardim Campo Grande, Jardim América I, área central e proximidades do Jardim Irmãos Sollito.
“A população deve auxiliar o Poder Público, vistoriando as suas residências para eliminar focos de acúmulo de água, evitando assim a reprodução do mosquito. Cuidados simples e rotineiros são fundamentais para prevenir a proliferação do mosquito e precisam fazer parte do cotidiano das famílias”, explicou o coordenador municipal de Endemias, Pedro Paulo Alves Costa, ao comentar que a intensificação das chuvas favorecem a proliferação do Aedes aegypti.
Costa salienta que durante as visitas a população é orientada a realizar a limpeza dos quintais e destacou a importância dos munícipes procurarem a unidade de saúde mais próxima de sua residência se apresentarem sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo, coceira e fraqueza.
DENGUE
A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos. Os principais sintomas são febre alta, fraqueza, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e nas juntas; e manchas vermelhas pelo corpo. Nestes casos, é preciso procurar um serviço de saúde para receber as orientações e tratamento indicados.
Para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é orientado a população que evite deixar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água; caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana.
Além disso, é importante trocar a água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água.
Mato Grosso do Sul Boletim Epidemiológico: MS registra 1.764 casos confirmados de chikungunya
Mato Grosso do Sul Atenção população de Campo Grande: Casa da Saúde altera atendimento no período de Páscoa
Mato Grosso do Sul Dia D aplica mais de 46 mil doses contra a gripe em MS, com dados ainda parciais
Bataguassu - MS 100% das doses recebidas foram aplicadas no Dia D e campanha contra a gripe começa com alta adesão
Mato Grosso do Sul Para frear a chikungunya: Governo de MS abre leitos, articula vacina e atua em territórios indígenas
Mato Grosso do Sul Como funciona o financiamento da saúde pública? Entenda como os recursos chegam aos municípios
Mato Grosso do Sul Abril Verde mobiliza Mato Grosso do Sul para enfrentar acidentes de trânsito relacionados ao trabalho
Mato Grosso do Sul Diretor do PNI participa de ação em asilo e reforça início da vacinação contra influenza em MS
Mato Grosso do Sul Pai e filha unidos pela solidariedade: doador encerra trajetória de 52 anos e inspira nova geração no Hemosul Mín. 21° Máx. 35°


