
Tivemos a participação de mais da metade dos prefeitos de Mato Grosso do Sul, que juntos somaram forças buscando apreciação das pautas municipalistas.
Prefeitos voltam pra casa com a bagagem repleta de conhecimento, informação e seguros do apoio da Assomasul e da CNM em defesa sempre do municipalismo.
O presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Junior, levantou a importância da participação ativa dos prefeitos no evento em Brasília e falou sobre algumas pautas importantes que serão debatidas.
“A Marcha é uma oportunidade para que os prefeitos possam ver que nós enquanto Assomasul e a CNM não estamos de braços cruzados, todas as pautas municipalistas que chegam até nós estão sendo encaminhadas. Outro fato importante são as pautas levantadas durante a Marcha, tais como a Pec 122, a lei da improbidade entre outras causas municipalistas, saímos daqui respaldados das ações que podemos e devemos fazer. Além disso, a vinda para a Marcha, mostra a união dos prefeitos e a força das entidades, nesse caso, da nossa Assomasul”. salientou Valdir Junior.
Além das pautas municipalistas, os participantes puderam conhecer e ouvir os presidenciáveis e desde já conhecer as suas propostas.
Durante toda a programação da Marcha, os prefeitos e prefeitas de Mato Grosso do Sul tiveram a oportunidade de ouvir os debates e também de conhecer os estandes montados no evento.
“Estivemos em alguns estandes que é onde a gente pega essas ideias maravilhosas e vamos implantar em cada município”, afirmou Juliano Ferro, prefeito de Ivinhema.
O prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro também comentou sobre a oportunidade de adquirir conhecimento nos estandes e aproveitou para agradecer o presidente Valdir Junior.
“Eu quero cumprimentar e agradecer nosso presidente Valdir Junior que nos trouxe aqui e nos deu a oportunidade de ouvir esses debates, trocar experiencias e visitar os estandes com ideias inovadoras”.
Entre as prefeitas que tiveram uma programação voltada para as mulheres durante a Marcha, a satisfação de participar do evento foi unânime, elas elogiaram a iniciativa do presidente Junior em montar uma caravana com os gestores do MS e ressaltaram a importância desta Marcha.
Para Vanda Camilo, prefeita de Sidrolândia a Assomasul teve total importância para os prefeitos e prefeitas. “O Junior a frente da Assomasul fez um trabalho maravilhoso nesta Marcha, eu pela primeira vez prefeita, primeiro evento que participo só tenho a agradecer nosso presidente por essa iniciativa”.
“A Assomasul tem feito um papel de suma importância proporcionando essa experiência a todos os prefeitos, aqui estamos adquirindo conhecimento e tendo muitos contatos, só temos a agradecer nosso presidente Junior”, afirmou Clediane Matzenbacher, prefeita de Jardim.
Gerolina Alves, prefeita de Água Clara, que faz parte da diretoria da Assomasul, também agradeceu a oportunidade de estar na Marcha. “Eu quero parabenizar todos os organizadores da nossa vinda para a Marcha, esse evento que realmente vem contribuindo e muito para todos os prefeitos do Brasil.
Outra unanimidade entre os prefeitos e prefeitas que participaram do evento, foi da importância da Marcha para as pautas municipalistas.
“Um evento grandioso, temos aqui mais de 7 mil pessoas entre prefeito e vereadores, nossa presença é muito importante em eventos que defendem os interesses dos municípios”, afirmou José Paleari, prefeito de Nova Alvorada do Sul.
O prefeito Willian, de Pedro Gomes lembrou sobre a importância do Pacto Federativo. “ As coisas acontecem no município, então o pacto federativo tem que ser colocado em prática, é menos Brasília e mais Brasil”.
O prefeito de primeiro mandato, Clovis, de Taquarussu, agradeceu a oportunidade de participar. “Aqui pudemos discutir várias pautas municipalistas, levar nossas reinvindicações ao Congresso, quero agradecer ao presidente Junior, estamos voltando pra casa com muitos conhecimentos”.
Sem dúvida a Marcha é um evento importantíssimo para o municipalismo, o maior da américa Latina, que proporcionou troca de experiências, discussões, apresentação de questões municipais ao Congresso Federal e já vem colhendo frutos, como por exemplo a Lei das Associações que vai a sanção, uma grande conquista municipalista.
Confira nossa galeria de fotos aqui
PM - MS Polícia Militar prende homem por agredir familiares em residência em Coxim
PM - MS Polícia Militar em Três Lagoas recupera veículo furtado e realiza a prisão do autor do furto
PM - MS Polícia Militar conduz mulher à Delegacia por furto em supermercado no Centro de Corumbá.
PM - MS Polícia Militar conduz autor por perturbação do sossego e ameaça no bairro Maria Leite, em Corumbá.
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende homem por maus-tratos e violência doméstica contra filhos menores, em Campo Grande
PM - MS Polícia Militar desarticula ponto de venda de entorpecentes e detém dois indivíduos em Paranaíba
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende chefe de quadrilha que realizava roubos a muambeiros em Dourados e região
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende investigado por mais de 30 crimes de estelionato em Campo Grande
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul fechou 2025 com saldo positivo de 19,7 mil empregos formais Mín. 20° Máx. 34°


