A Polícia Civil, em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público e Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, participou de curso de capacitação promovido pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul. O curso foi ministrado nos dias 26 e 27 de junho, em Fátima do Sul e teve como objetivo trazer a importância da capacitação dos profissionais que atuam junto à rede de proteção da criança e do adolescente.
A capacitação dos profissionais visa, sobretudo, proteger e acolher crianças e adolescentes vítimas de violação sexual. As diretrizes são traçadas pela Lei 13.431/17 que dispõe de instrumentos essenciais para evitar a revitimização dessas crianças e adolescentes como a escuta especializada e o depoimento especial.
O curso perpassou pelos cuidados e atenção necessárias para que todo profissional acolha essa criança e adolescente vítima de abuso sexual e faça o encaminhamento necessário ao fluxo da rede de proteção.
A capacitação teve a participação da Delegacia Regional de Fátima do Sul, Delegacia de Atendimento à Mulher de Fátima do Sul, 1ª DP de Fátima do Sul, DP de Vicentina, membros do Poder Judiciário, Ministério Público, profissionais da saúde, professores da rede pública de ensino e órgãos da Assistência Social como CRAS, CREAS e Conselho tutelar.
Atuações como esta reforçam o compromisso da Polícia Civil em reprimir crimes dessa gravidade e, sobretudo, servir e proteger crianças e adolescentes.
Mín. 20° Máx. 32°