
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse nesta quarta-feira (5) que o governo vai pagar o piso nacional da enfermagem, com retroativo desde maio. O anúncio foi feito durante a 17ªConferência Nacional de Saúde, em Brasília.
“O governo federal trabalha para a implementação do piso da enfermagem. Vamos implementá-lo no setor público tal como a decisão do Supremo Tribunal Federal [STF], garantindo as nove parcelas previstas para 2023.”
Durante discurso no evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o pagamento retroativo amaio, mês em que o ministro do STFLuís Roberto Barroso estabeleceu regras para o pagamento do piso aos profissionais que trabalham no sistema de saúde de estados e municípios nos limites dos valores recebidos pelo governo federal.
Lula argumentou que o trabalho da enfermagem não pode ser considerado menor. “Tem gente que acha que o salário de uma enfermeira de R$ 4 mil e pouco é caro”, disse. “Mas é preciso que a gente avalie efetivamente o valor do trabalho por aquilo que ele representa na nossa vida. Quem leva as pessoas para tomar banho, quem vai limpar as pessoas, quem dá comida, quem aplica injeção, quem mede a pressão, quem leva ao banheiro é exatamente o pessoal de baixo, que trabalha. E, por isso, esse pessoal tem que ser valorizado”, acrescentou.
Em entrevista aemissoras de rádio durante o programaBom dia, Ministra,a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que algumas falhas no texto da lei atrasaram o repasse do valor para estados e municípios, mas que isso será resolvido.
Mato Grosso do Sul Dia Mundial Sem Tabaco alerta para avanço dos vapes entre jovens e reforça ações de prevenção em MS
Mato Grosso do Sul Prestação de contas mostra avanço da regionalização, obras estratégicas e saúde digital em MS
Mato Grosso do Sul Boletim Epidemiológico: MS registra 6.360 casos confirmados de chikungunya
Mato Grosso do Sul Drive-thru de vacinação da SES supera 10 mil doses aplicadas em Campo Grande
Mato Grosso do Sul Saúde Digital de MS desperta interesse da OPAS e fortalece cooperação internacional
Bataguassu - MS Campanha de doação de sangue é marcada por adesão da população e alcance positivo
Mato Grosso do Sul MS, PR e Paraguai discutem protocolo conjunto de dados e calendário vacinal único para fronteiras
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul é destaque nacional com melhores índices de aleitamento materno exclusivo
Mato Grosso do Sul Com atendimento a motoristas e pedestres, drive-thru da vacinação registra cerca de 4 mil doses aplicadas Mín. 16° Máx. 23°


