Sexta, 26 de Junho de 2026
16°

Tempo limpo

Ivinhema, MS

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão debate redução de limite de velocidade de automóveis para segurança de ciclistas

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Márcio Marinho: atletas também são vítimas do trânsito A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove au...

10/07/2023 às 08h50
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Márcio Marinho: atletas também são vítimas do trânsito - (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
Márcio Marinho: atletas também são vítimas do trânsito - (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (11) para debater a redução do limite de velocidade dos automóveis nas cidades para garantir a segurança de pedestres e ciclistas.

Continua após a publicidade
Anúncio

O requerimento para realização da reunião foi apresentado pelo deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA). Ele lembra que o Brasil é signatário da Declaração de Estocolmo, que recomenda estabelecer 30 km/h como limite de velocidade em áreas urbanas.

O parlamentar também ressaltou que a Política Nacional de Mobilidade Urbana definiu, em suas diretrizes, a prioridade dos modos de transportes não motorizados. "Apesar da legislação federal, as cidades seguem priorizando veículos motores individuais. A velocidade e o volume de tráfego atuam como barreiras que impedem ou dificultam significativamente os deslocamentos locais a pé ou de bicicleta", disse.

Segundo Marinho, no esporte não é diferente. "Os atletas que treinam todos os dias para poder melhorar seu desempenho e, assim, atingir resultados de excelência em suas competições também são vítimas do trânsito. Isso tira o foco da sua preparação, colocando mais um elemento em sua rotina de trabalho", completou.

Foram convidados para o debate, entre outros:
- a representante da ONG Caminha Rio, Thatiana Murilo;
- a representante da União de Ciclistas do Brasil (UCB), Ana Luiza Carboni;
- a representante da Comissão de Segurança no Ciclismo RJ, Viviane Helena de Jesus Sousa Zampieri;
- o representante da Associação de Ciclistas de Planaltina (DF), Eduardo Guimarães;
- a representante do Laboratório de Psicologia do Trânsito do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Ingrid Neto.

Confira a lista completa de convidados.

A reunião será realizada no plenário 4, às 10 horas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 09h08 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 19°

Sáb 26°C 16°C
Dom 29°C 18°C
Seg 28°C 17°C
Ter 29°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio