
O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul realizou, na madrugada desta quinta-feira (13), a retirada de órgãos para transplante, salvando vidas e promovendo a esperança para os pacientes em lista de espera.
No caso em questão, dois rins, um fígado e córneas foram captados de um doador de Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Os órgãos foram doados para pacientes do Rio de Janeiro (fígado) e Minas Gerais (rins). Já as córneas ficaram em MS.
O doador teve seus órgãos cuidadosamente avaliados para determinar sua viabilidade para o transplante, após autorização dos familiares.
“Mesmo que em vida eu me declarar doador, na hora da morte a família tem que autorizar. Nesse caso, os filhos autorizaram a doação e depois disso realizamos uma série de procedimentos até a captação”, disse o enfermeiro responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Douglas Herrera Nabuco.
Além da CIHDOTT, o processo também foi gerenciado pela CET/MS (Central Estadual de Transplante) e OPO (Organização de Procura de Órgãos). A coordenadora do CET-MS, Claire Miozzo, destacou que foram 48 horas de trabalho ininterruptos para salvar vidas.
“A CET-MS acompanhou todas as etapas desde a notificação da morte, exames, entrevista, transporte de material biológico, equipe e órgãos para o aeroporto onde embarcaram para o destino final que é o transplante”, afirmou.
Após a captação que foi realizada no Centro Cirúrgico do HRMS, os órgãos direcionados para outros estados foram levados ao Aeroporto Internacional de Campo Grande Ueze Elias Zahran.
“A doação de órgãos é um gesto de amor e solidariedade que permite que indivíduos em situações de risco de vida tenham a chance de viver. Graças à generosidade do doador e à competência da equipe, os receptores agora têm a esperança de uma vida saudável e plena”, afirmou o diretor-geral do HRMS, dr. Paulo Eduardo Limberger.
O HRMS ressalta a importância da conscientização sobre a doação de órgãos e incentiva a população a se informar sobre o assunto, além de manifestar seu desejo de se tornar um doador.
Joilson Francelino, Comunicação HRMS
Foto: Divulgação/HRMS
Mato Grosso do Sul Dia D de doação de sangue no HRMS mobiliza população para reforçar estoques durante inverno e férias escolares
Mato Grosso do Sul Parcerias que salvam vidas: Hemosul homenageia instituições que fortalecem a doação de sangue em MS
Mato Grosso do Sul Governo de MS prorroga incentivo do Programa Horário Estendido Noturno até dezembro de 2026
Mato Grosso do Sul Curso gratuito da SES apoia famílias e profissionais no cuidado à pessoa com síndrome de Down
Mato Grosso do Sul Governo de MS amplia capacidade cirúrgica do HR da Costa Leste com microscópio de alta tecnologia
Bataguassu - MS VALORIZAÇÃO: Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias recebem novos kits de trabalho
Bataguassu - MS Mais de 6 mil kits de higiene bucal são entregues a estudantes da rede pública de ensino e alunos da APAE
Mato Grosso do Sul Estratégia Aluno Imunizado alcança adesão de 98,7% dos municípios e aplica mais de 30 mil doses
Mato Grosso do Sul Hemosul promove manhã de solidariedade, humanização e incentivo à doação de sangue Mín. 20° Máx. 36°


