Está agendado para o dia 07/08, a cerimônia de abertura do II Curso de Operações Policiais (COP). A solenidade acontecerá às 8 horas, no auditório da Acadepol, com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o Delegado-Geral da Polícia Civil – Roberto Gurgel de Oliveira Filho.
O COP habilita o policial à composição de grupos táticos no âmbito da Polícia Civil, conforme disciplinado no Comitê Nacional dos Coordenadores de Operações Policiais – CNCOP. Tal capacitação tem como objetivo a formação psicológica, física e técnica de membros da Segurança Pública para a execução de atividades policiais de alto risco.
O II COP, promovido pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul por meio do GARRAS (Delegacia Especializada Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) foi aberto à inscrição de todos os membros de Segurança Pública e instituições afins, tendo 68 inscritos para o processo seletivo, dos quais se habilitaram 60 para início do curso.
Dentre os inscritos, há Policiais Civis de Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Amazonas, Pará, Santa Catarina Minas Gerais e Rio Grande do Norte, além de Guardas Municipais de Campo Grande/MS, Policiais Rodoviários Federais dos Estados de Mato Grosso e Rondônia e de um Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul. De todos estes participantes, há duas representantes do sexo feminino.
O curso terá início com instruções de adaptação a ambiente rústico, adaptação ao ambiente de Pantanal, técnicas de combate em ambiente confinado, sobrevivência policial, explosivo, defesa pessoal, armamento e tiro, treinamento físico policial, entre outros.
Conforme constante em edital de abertura, os dois primeiros colocados do curso pertencentes aos quadros da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul irão compor as equipes do GARRAS.
Mín. 20° Máx. 32°