Corumbá (MS) – Em continuidade àOperação Caminhos Seguros, a Polícia Militar, por meio do Programa Mulher Segura (Promuse) e do Proerd, intensificou nesta semana as ações de conscientização e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No dia 5 de maio, foram realizadas diversas palestras em projetos sociais e instituições educacionais do município.
No Projeto Karatê Comunitário, desenvolvido no 6º Batalhão da PM,12 alunos e dois adultosparticiparam de uma palestra informativa com foco em identificar sinais de abuso, canais de denúncia e formas de proteção. O evento reforçou o papel da Polícia Militar na formação cidadã e no fortalecimento do vínculo com a comunidade.
Ainda no mesmo dia, oInstituto Novo Olharrecebeu a equipe do Promuse para uma roda de conversa com30 alunos, abordando os riscos da violência sexual, a importância de relatar situações suspeitas e o papel da rede de proteção. A atividade contou coma presença do Conselho Tutelar, que colaborou diretamente com as orientações e reforçou o compromisso da rede em garantir a segurança e os direitos das crianças e adolescentes.
Paralelamente, durante as aulas doPrograma Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o tema também foi inserido nos conteúdos ministrados naEscola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, onde18 crianças no período da manhã e 25 no período da tardeforam contempladas com orientações sobre segurança pessoal, respeito ao corpo e confiança nos adultos de apoio.
As ações fazem parte doMaio Laranja, mês dedicado à luta contra a violência sexual infantojuvenil, e integram a atuação estratégica da PMMS para proteger os mais vulneráveis, orientando a população e fortalecendo a rede de enfrentamento.
A Polícia Militar reforça que o combate ao abuso sexual é uma responsabilidade de toda a sociedade e destaca os principais canais de denúncia:Disque 100, Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia Civil e o 190 da PMem situações de emergência.
Mín. 20° Máx. 32°