
Visando fortalecer a gestão pública e impulsionar o desenvolvimento regional, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Segov (Secretaria de Governo e Gestão Estratégica), com o apoio técnico da Segem (Secretaria-executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), dará início a uma série de encontros regionais do MS Ativo Municipalismo.
A iniciativa tem como objetivo principal apresentar o Ciclo 2025 do programa aos 79 municípios, além de oferecer capacitação técnica e fomentar a troca de boas práticas de gestão pública.
Os encontros ocorrerão entre 13 de maio e 18 de junho, em nove cidades estratégicas (Coxim, Três Lagoas, Campo Grande, Naviraí, Nova Andradina, Corumbá, Jardim, Iguatemi e Dourados), abrangendo as principais regiões do Estado. Cada encontro terá duração de um dia, das 8h às 17h, reunindo cerca de 200 participantes, entre prefeitos, secretários e equipes técnicas municipais.
A programação inclui oficinas práticas, debates e um ambiente propício para a troca de conhecimentos e ideias entre os representantes das prefeituras.
O primeiro encontro acontecerá em Coxim/MS, no dia 13 de maio, na Assembleia de Deus Nova Aliança, localizada na Rua Mário Baixa, 85 – Bairro Jardim Aeroporto. Para participar, os interessados devem realizar a inscrição por meio do link: https://www.cursos.ms.gov.br .
O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira explica que “a principal pauta dos encontros é a apresentação do ciclo 2025 do programa MS Ativo Municipalismo e como temas complementares, serão abordados o Plano Plurianual (PPA) Municipal e o Contrato de Gestão Municipal, tópicos essenciais para o aprimoramento da gestão municipal”.
Além disso, será destacado o funcionamento do sistema já existente e o método de trabalho baseado em indicadores estratégicos, que conta com planos de ação voltados para o alcance dos resultados esperados. Será dada ênfase aos desafios enfrentados nesse processo, reforçando a importância dessas ferramentas para a gestão municipal.
Segundo o secretário-executivo, “toda essa mobilização busca sensibilizar prefeitos e secretários municipais acerca da importância do programa, promovendo engajamento em torno das iniciativas e incentivando a adoção de práticas administrativas modernas e eficazes. ”
A proposta está alinhada às diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e ao plano de governo estadual, fornecendo ferramentas baseadas em indicadores para apoiar a tomada de decisões estratégicas nos municípios. O diálogo político e a cooperação entre os municípios também serão fortalecidos, incentivando a implementação de políticas públicas integradas.
MS Ativo Municipalismo
É o programa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que apresenta um novo conceito de cooperação entre Estado e municípios, e visa instituir um novo modelo de gestão pública orientada a resultados, baseada em dados e metas a serem atingidas de modo a garantir entregas melhores para a população.
Com isso, o Governo e as prefeituras participam ativamente da construção de políticas personalizadas, que atendam as demandas locais e específicas de cada município.
Essa ação reafirma o compromisso do governo estadual com o fortalecimento do municipalismo e com a promoção de soluções compartilhadas que impulsionem o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul.
CALENDÁRIO
13 DE MAIO - COXIM (11 municípios):Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica,Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.
Local:Assembleia de Deus Nova Aliança, localizada na Rua Mário Baixa, 85 – Bairro Jardim Aeroporto.
16 DE MAIO - TRÊS LAGOAS (9 municípios):Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria eTrês Lagoas.
26 DE MAIO - CAMPO GRANDE (11 municípios):Bandeirantes,Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos.
04 DE JUNHO - NAVIRAÍ (7 municípios):Deodápolis, Glória de Dourados, Itaquiraí, Jateí, Juti,Naviraí, Novo Horizonte do Sul.
05 DE JUNHO - NOVA ANDRADINA (7 municípios):Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Angélica, Anaurilândia, Bataguassu e Ivinhema.
10 DE JUNHO - CORUMBÁ (2 municípios):Corumbá e Ladário.
12 DE JUNHO - JARDIM (11 municípios):Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna,Jardim, Nioaque, Porto Murtinho, Aquidauana, Miranda e Anastácio.
17 DE JUNHO - IGUATEMI (7 municípios):Iguatemi, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru, Japorã, Mundo Novo e Eldorado.
18 DE JUNHO - DOURADOS (14 municípios):Antônio João, Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Douradina,Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Laguna Carapã, Maracaju, Ponta Porã, Rio Brilhante e Vicentina.
*As datas estão sujeitas a alterações, e os locais dos demais oito municípios ainda serão definidos.
PROGRAMAÇÃO
MANHÃ
8h - Abertura oficial do encontro
8h40 - Apresentação do MS Ativo Municipalismo
9h40 - Intervalo
10h - PPA Municipal – Construindo Futuro Próspero
11h - Contrato de Gestão Municipal
12h - Almoço
TARDE
13h30 às 16h30 - Painéis simultâneos com os secretários municipais de cada pasta e equipe técnica.
Renata Brum, Comunicação Segem.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 16° Máx. 25°


