Campanha Maio Amarelo conta com diversas ações em pontos públicos buscando alertar população quanto às leis de trânsito e a importância de respeitar regras básicas como não avançar o sinal vermelho, usar o cinto de segurança e reduzir a velocidade
Simulação de acidente na área central sensibilizou a população nesta manhã- Divulgação/Agetran
A campanha Maio Amarelo, promovida pela Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), segue com diversas ações com o tema “ Desacelere, seu bem maior é a vida” e, nesta terça-feira (13) promoveu uma simulação de acidente de trânsito na área central. A ação foi acompanhada por instituições e pela população e teve como objetivo central o alerta quanto a prevenção de acidentes entre pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas.
A simulação realista do sinistro de trânsito envolvendo carro e motocicleta ocorreu na rua João Cândido Câmara e contou com bloqueio da via e controle do fluxo de veículos feitos por equipes da Agetran. Foi demonstrado também como acontece o atendimento às vítimas, desde o resgate até os primeiros socorros. Para tanto, participaram da ação ainda o Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O coordenador de Educação da Escola de Trânsito, Charles Wolobueff da Silva Catellan, disse que acredita que o intuito da ação foi cumprido e, destacou que de forma constante, as equipes estão empenhadas no trabalho de conscientização junto à população.
“Fizemos este trabalho e na simulação uma das vítimas estava dentro do carro e a outra no chão. Acredito que conseguimos sensibilizar e impactar levando a mensagem de mais cuidado no trânsito para as pessoas, o que fazemos de forma cotidiana e com maior ênfase neste período”, destacou.
Também participaram da ação o corpo de bombeiros e o SAMU que de demostraram como se faz o resgate das vítimas ( uma estava dentro do carro e outra no chão próximo a frente do veículo e do lado da moto). Dados da Agetran mostram que em Dourados foram registrados 556 sinistros entre janeiro e março de 2025. Neste período foram seis acidentes com vítimas fatais.
Conforme os trabalhos preventivos e de fiscalização são intensos, além do trabalho da engenharia, que tem conduzido estudo técnico para implementar sinalização em locais conflituosos, solucionar problemas de sinalizações ineficientes e substituição de sinalizações quebradas. No entanto, ele ressalta que a colaboração da população, continua sendo indispensável no processo de mais segurança no trânsito. “Pedimos o respeito às regras de sinalização e as já conhecidas regras de não misturar alcool e direção, celular e direção, pois um pequeno descuido pode ser fatal”, orienta.
Após a simulação na área central, dois simuladores de trânsito foram disponibilizados, com ações de ‘impacto e de capotagem’. “Abordamos as pessoas que passaram e convidamos para utilizar os simuladores relembrando que o trânsito seguro depende todos”, citou. As ações contam com o apoio da Guarda municipal, Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran), Ambev, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu.
Após a simulação na área central, dois simuladores de trânsito foram disponibilizados- Crédito: Agetran
Mín. 15° Máx. 28°