Quarta, 14 de Maio de 2025
23°

Tempo limpo

Ivinhema, MS

Cultura Mato Grosso do Sul

Na 18ª edição, Festival América do Sul integra em MS culturas, patrimônio e sustentabilidade

Na histórica e bela Corumbá, arte e natureza se incorporam mais uma vez. De quinta-feira (15) a domingo (18), o 18º Festival América do Sul reunirá...

14/05/2025 às 06h15
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Na histórica e bela Corumbá, arte e natureza se incorporam mais uma vez. De quinta-feira (15) a domingo (18), o 18º Festival América do Sul reunirá 96 atrações culturais gratuitas que valorizam a integração Brasil – América-Latina e o patrimônio sul-mato-grossense.

>Vista do Porto Geral / Acervo Fundtur
>Vista do Porto Geral / Acervo Fundtur

Realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, Fundação de Cultura e apoio da Prefeitura Municipal, o Festival América do Sul vai muito além dos grandes palcos. Tendas, escolas, praças, associações e tablados ressaltam a pluralidade de produções e representatividades: o FAS abraça a arte negra e indígena, a infância e percorre bairros periféricos de uma cidade de múltiplas identidades.

Rica em diversidade e história, Corumbá será celebrada com projeções no Casario do Porto Geral, conjunto arquitetônico tombado como patrimônio histórico e cultural do Brasil.

Grandes atrações da música, das artes visuais, dos saberes tradicionais, do teatro e dança se apresentam neste cenário, que remete ao início da trajetória de desenvolvimento do Sul de Mato Grosso e às belezas do Rio Paraguai e do Pantanal.

Promovendo mais uma vez o recolhimento de resíduos recicláveis, o Festival também valoriza a sustentabilidade em Corumbá, coração da América do Sul e destino de milhares de turistas. Celebração da integração cultural e do valor da economia criativa.

>Acervo FCMS
>Acervo FCMS

O que vem por aí

Grandes atrações da música brasileira estarão no palco do Porto Geral de Corumbá. Duduca & Dalvan, ícones da música sertaneja “raiz”, se apresentam dia 15 de maio (quinta); Xamã, destaque da atual safra do rap nacional, faz o som no dia 16 (sexta); Alcione, uma das mais exponenciais vozes do samba é a atração do dia 17 (sábado); encerrando a programação, no dia 18 (domingo) o grupo Pixote e Isabel Fillardis unem carisma e clássicos do pagode e MPB.

>Alcione / Foto: Bárbara Reis
>Alcione / Foto: Bárbara Reis

Tem também muita cultura latino-americana: os músicos Pedro de La Colina (Chile) e Mayra Sanchez (Colômbia) são atrações de sexta (16) no Palco do Porto; Buena Vista Social Club Tribute (Cuba) e Fiesta Cuetillo (Bolívia) se apresentam no sábado (17).

>Buena Vista Social Club Orchestra / Foto: Cory Ingram
>Buena Vista Social Club Orchestra / Foto: Cory Ingram

A arte produzida em Mato Grosso do Sul promove a diversidade. Já na abertura se apresentam Matu Miranda e Bebê Kramer, Cia. do Mato, com o espetáculo de dança "Chafica", Escolas de Samba de Corumbá e a banda Exilados; Na sexta (16) é a vez do Teatro Imaginário Maracangalha com "As Miragens do Asfalto", do Grupo de Dança Estrela do Pantanal, do som de SoulRa e Karla Coronel e da música clássica de Catedral Erudita; No sábado (17) é a vez da Cia. Tarsila de Artes Cênicas com "Balança, mas não cai!"e o músico Júlio Ruschel; Já no domingo (18) tem batalha de rap no Porto, Grupo Urbe, Orquestra Ocamp e Guga Borba.

>Guga Borba / Foto: Marithê do Céu
>Guga Borba / Foto: Marithê do Céu

Programação

Além da música, teatro e artes visuais, o evento contará com programação especial: oficinas, saraus, contação de histórias e rodas de conversa que mergulham em nossa diversidade cultural. Tudo gratuito.

Os eventos ocorrem em diferentes locais: IFMS, Tenda dos Saberes, Moinho Cultural Sul-Americano, Escola Municipal Ângela Maria Perez, Biblioteca Heloísa Urt, Casa da Memória Sebastião Brandão, Iphan e Porto Geral.

Confira a programação completa aqui

Marcio Breda, Comunicação Setesc
Foto destaque: Marithê do Céu

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 09h04 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Qui 28°C 15°C
Sex 29°C 16°C
Sáb 30°C 18°C
Dom 31°C 20°C
Seg 31°C 18°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio