
A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as investigações do acidente com o avião da Voepass, ocorrido em agosto do ano passado, promove audiência pública nesta terça-feira (20) para ouvir representantes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O debate foi proposto pelos deputados Bruno Ganem (Podemos-SP) e Eliza Virgínia (PP-PB) e está marcado para as 15 horas, no plenário 6.
A comissão
A comissão externa foi criada na Câmara no ano passado para acompanhar as investigações. O pedido de criação foi feito pelo deputado Bruno Ganem, coordenador do colegiado.
O relator é o deputado Padovani (União-PR). Segundo ele, o objetivo da comissão será conhecer as causas do acidente e propor regras para tornar o transporte aéreo mais seguro.
Relembre
Em 9 de agosto do ano passado, a aeronave da empresa que partiu de Cascavel (PR) com destino a São Paulo caiu em Vinhedo, próximo à capital paulista, matando 62 pessoas.
No fim de agosto, a Câmara dos Deputados criou uma comissão externa para acompanhar as investigações.
Uma das hipóteses investigadas pelo Cenipa é o acúmulo de gelo em partes do avião.
Em setembro, o chefe do Cenipa, brigadeiro-do-ar Marcelo Moreno, apresentou o relatório preliminar do órgão sobre a queda do avião . O documento mostra que não houve declaração de emergência por parte da tripulação antes da queda e que o sistema de degelo da aeronave foi acionado três vezes durante o voo.
Em outubro, o presidente da Voepass, José Luis Felício Filho, disse à comissão que a aeronave havia passado por manutenção na noite anterior e estava plenamente operacional. Ele também assegurou que os pilotos eram treinados para lidar com condições adversas, incluindo gelo.
Câmara Comissão aprova exame domiciliar para paciente com dificuldade de locomoção
Câmara Comissão aprova visitação de criança e adolescente órfãos a idoso em asilo
Câmara Deputadas destacam importância de diagnóstico precoce do câncer de mama Mín. 22° Máx. 35°


