
Unidade passa a contar com 20 leitos de terapia intensiva infantil para atender crianças com quadros respiratórios graves
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul dobrou, na última semana, o número de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) pediátrica no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas. Com a ativação de mais 10 leitos, a unidade agora conta com 20 vagas de terapia intensiva exclusivas para crianças, reforçando a rede hospitalar diante do aumento dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), típico dos meses de outono e inverno.
Os novos leitos começaram a operar na quarta-feira (14), com quatro internações já nas primeiras horas. O atendimento ocorre via regulação, com acolhimento em porta aberta apenas em casos de extrema urgência. Com a ampliação, o hospital soma agora 40 leitos de UTI em funcionamento: 10 adultos, 10 na Unidade Coronariana e 20 pediátricos.
A superintendente de Gestão Estratégica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Maria Angélica Benetasso, explicou que a definição de onde os novos leitos seriam abertos levou em conta diversos critérios técnicos.
“Não basta ter espaço físico. É necessário dispor de equipe qualificada, equipamentos e, principalmente, de pediatras intensivistas — que hoje são profissionais em escassez no Brasil inteiro. Três Lagoas atendeu a todos esses critérios”, destacou.
Ela esteve no hospital na última semana para acompanhar de perto a ativação dos novos leitos e verificar a estrutura montada para o atendimento pediátrico.
O diretor-geral do Regional de Três Lagoas, Henrique Schultz, acompanhou o início das operações e destacou o empenho da equipe. “Nos mobilizamos rapidamente para ampliar essa estrutura e garantir atendimento qualificado às crianças da região. A equipe está preparada e comprometida com esse momento de reforço à assistência pediátrica”, afirmou.
A medida integra o conjunto de ações do Governo do Estado para fortalecer a resposta hospitalar às doenças respiratórias, que se intensificam nesta época do ano, afetando principalmente a população infantil.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Fotos: Hospital Regional de Três Lagoas
Mato Grosso do Sul Boletim Epidemiológico: MS registra 1.764 casos confirmados de chikungunya
Mato Grosso do Sul Atenção população de Campo Grande: Casa da Saúde altera atendimento no período de Páscoa
Mato Grosso do Sul Dia D aplica mais de 46 mil doses contra a gripe em MS, com dados ainda parciais
Bataguassu - MS 100% das doses recebidas foram aplicadas no Dia D e campanha contra a gripe começa com alta adesão
Mato Grosso do Sul Para frear a chikungunya: Governo de MS abre leitos, articula vacina e atua em territórios indígenas
Mato Grosso do Sul Como funciona o financiamento da saúde pública? Entenda como os recursos chegam aos municípios
Mato Grosso do Sul Abril Verde mobiliza Mato Grosso do Sul para enfrentar acidentes de trânsito relacionados ao trabalho
Mato Grosso do Sul Diretor do PNI participa de ação em asilo e reforça início da vacinação contra influenza em MS
Mato Grosso do Sul Pai e filha unidos pela solidariedade: doador encerra trajetória de 52 anos e inspira nova geração no Hemosul Mín. 21° Máx. 35°


