
Unidade passa a contar com 20 leitos de terapia intensiva infantil para atender crianças com quadros respiratórios graves
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul dobrou, na última semana, o número de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) pediátrica no Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas. Com a ativação de mais 10 leitos, a unidade agora conta com 20 vagas de terapia intensiva exclusivas para crianças, reforçando a rede hospitalar diante do aumento dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), típico dos meses de outono e inverno.
Os novos leitos começaram a operar na quarta-feira (14), com quatro internações já nas primeiras horas. O atendimento ocorre via regulação, com acolhimento em porta aberta apenas em casos de extrema urgência. Com a ampliação, o hospital soma agora 40 leitos de UTI em funcionamento: 10 adultos, 10 na Unidade Coronariana e 20 pediátricos.
A superintendente de Gestão Estratégica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Maria Angélica Benetasso, explicou que a definição de onde os novos leitos seriam abertos levou em conta diversos critérios técnicos.
“Não basta ter espaço físico. É necessário dispor de equipe qualificada, equipamentos e, principalmente, de pediatras intensivistas — que hoje são profissionais em escassez no Brasil inteiro. Três Lagoas atendeu a todos esses critérios”, destacou.
Ela esteve no hospital na última semana para acompanhar de perto a ativação dos novos leitos e verificar a estrutura montada para o atendimento pediátrico.
O diretor-geral do Regional de Três Lagoas, Henrique Schultz, acompanhou o início das operações e destacou o empenho da equipe. “Nos mobilizamos rapidamente para ampliar essa estrutura e garantir atendimento qualificado às crianças da região. A equipe está preparada e comprometida com esse momento de reforço à assistência pediátrica”, afirmou.
A medida integra o conjunto de ações do Governo do Estado para fortalecer a resposta hospitalar às doenças respiratórias, que se intensificam nesta época do ano, afetando principalmente a população infantil.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Fotos: Hospital Regional de Três Lagoas
Mato Grosso do Sul Dia Mundial Sem Tabaco alerta para avanço dos vapes entre jovens e reforça ações de prevenção em MS
Mato Grosso do Sul Prestação de contas mostra avanço da regionalização, obras estratégicas e saúde digital em MS
Mato Grosso do Sul Boletim Epidemiológico: MS registra 6.360 casos confirmados de chikungunya
Mato Grosso do Sul Drive-thru de vacinação da SES supera 10 mil doses aplicadas em Campo Grande
Mato Grosso do Sul Saúde Digital de MS desperta interesse da OPAS e fortalece cooperação internacional
Bataguassu - MS Campanha de doação de sangue é marcada por adesão da população e alcance positivo
Mato Grosso do Sul MS, PR e Paraguai discutem protocolo conjunto de dados e calendário vacinal único para fronteiras
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul é destaque nacional com melhores índices de aleitamento materno exclusivo
Mato Grosso do Sul Com atendimento a motoristas e pedestres, drive-thru da vacinação registra cerca de 4 mil doses aplicadas Mín. 16° Máx. 23°


