Quarta, 01 de Outubro de 2025
27°

Tempo nublado

Ivinhema, MS

Geral Mato Grosso do Sul

Evander quer que tutor agressor não possa reaver guarda de animal vítima de maus-tratos

O deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas) encaminhou indicação à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e à P...

04/03/2022 às 11h35
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Na mesma proposição, o parlamentar sugere imputar ao agressor custear todas as despesas necessárias para a reabilitação do animal que sofreu violência ou abuso
Na mesma proposição, o parlamentar sugere imputar ao agressor custear todas as despesas necessárias para a reabilitação do animal que sofreu violência ou abuso

O deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas) encaminhou indicação à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e à Prefeitura Municipal de Campo Grande solicitando que seja realizado estudo técnico-jurídico com a finalidade de desenvolver proposição que proíba tutor agressor de reaver a guarda de animal vítima de maus-tratos. O documento foi protocolado na manhã desta sexta-feira, 4, na Assembleia Legislativa.

Na mesma proposição, o parlamentar sugere imputar ao agressor custear todas as despesas veterinárias, medicamentos e tratamentos que forem necessários para a reabilitação do animal que sofreu violência ou abuso.

A indicação, caso atendida, irá impedir toda pessoa – que comprovadamente cometer maus tratos contra animais domésticos que estejam sob sua guarda ou de outros – de reaver a guarda do animal agredido, bem como de outros animais. Para Evander, a proposta será mais um mecanismo que o Poder Público poderá utilizar para combater condutas reiteradas, cessando os ciclos criminosos contra animais.

“Os animais não possuem meios de se defender e não são capazes de procurar os seus direitos. Por isso, o empenho da sociedade, através de denúncias, e a regulamentação por meio do Poder Público são maneiras de evitar que crimes como esses sejam reiteradamente cometidos”, apontou o deputado progressista.

Evander lembra ainda a importância de se discutir o tema nos diversos níveis. “Embora exista lei penal ambiental assegurando a proteção dos animais contra práticas cruéis, a implementação de leis em âmbito municipal produziriam maior eficácia se tiverem como finalidade a prevenção do dano, por meio de sanções intimidadoras capazes de coibir os abusos e maus-tratos contra os animais”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 13h04 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 32°

Qui 34°C 19°C
Sex 36°C 20°C
Sáb 39°C 23°C
Dom 41°C 23°C
Seg 40°C 26°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio