Quarta, 01 de Outubro de 2025
27°

Tempo nublado

Ivinhema, MS

Geral Mato Grosso do Sul

Dia 8 de março: “Devemos homenagear as mulheres combatendo o feminicídio”, diz Cel David

Dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Uma data importante para celebrar a representatividade da mulher no cenário econômico, social e políti...

08/03/2022 às 08h05
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
Dia 8 de março: “Devemos homenagear as mulheres combatendo o feminicídio”, diz Cel David

Dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Uma data importante para celebrar a representatividade da mulher no cenário econômico, social e político, mas também um momento de reforçar o combate à violência doméstica e a necessidade de apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade. 

“Sabemos que as mulheres estão cada vez mais conquistando o seu espaço e posição no mundo em diversos aspectos. Elas são verdadeiras líderes e mostram o seu valor enfrentando as adversidades do dia-dia, mas temos que continuar abordando a questão da violência contra a mulher. Precisamos combater os agressores com punição da Justiça. Não cabe mais a sociedade aceitar que um agressor fique impune apenas com medida protetiva e precisamos ajudar essas mulheres em situação de vulnerabilidade denunciando. Ligue para a polícia no 190 ou 180 (disque denúncia) e coloque esses  criminosos na cadeia”, diz Coronel David.

Ações em prol das mulheres 

Pensando em combater todo e qualquer tipo de violência cometida a cada hora contra a mulher, o deputado criou a Cartilha POP (Procedimento Operacional Padrão) que é uma ferramenta para humanizar o atendimento dos militares às vítimas de violência doméstica. Esta política de proteção com tolerância zero aos criminosos teve início quando o parlamentar ainda atuava na Polícia Militar do Estado e continuou na Assembleia Legislativa. 

Novos procedimentos 

Os procedimentos criados pelo Coronel David são reconhecidos e utilizados em outros estados do país e serviram de inspiração também para a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Estado criar um protocolo sobre esse tipo de atendimento. Esse manual,  serviu de base para que Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e até mesmo a perícia fizessem o POP feminicídio, o Procedimento Operacional Padrão que dispõe sobre o primeiro atendimento a mulheres em situação de violência. 

Agressor não assume cargo público

O parlamentar também criou a Emenda Constitucional N° 87 que atende o direito das mulheres. A ferramenta barra a contratação de condenados pela prática de crimes de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente e idoso em cargo ou emprego público.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 13h04 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 32°

Qui 34°C 19°C
Sex 36°C 20°C
Sáb 39°C 23°C
Dom 41°C 23°C
Seg 40°C 26°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio