
Nesta terça-feira (8) é comemorado o Dia Internacional da Mulher, essa é uma data histórica e é necessário um olhar de reconhecimento à competência das mulheres no contexto político administrativo de Mato Grosso do Sul como em todo o país.
Em Mato Grosso do Sul, seis municípios estão sob o comando de mulheres e 15 as tem como vice prefeitas. São mulheres fortes e corajosas, que decidiram entrar na política para fazer a diferença.
Para a Assomasul é importante destacar o papel da mulher não apenas no contexto familiar, mas também é necessário expor sua ascensão em todos os setores do mercado de trabalho e em atividades profissionais.
A inserção da mulher na política ainda está a passos lentos, porém já vimos que essa entrada da mulher na vida pública vem acontecendo com mais frequência.
Mato Grosso do Sul tem duas senadoras da república, Simone Tebet e Soraya Thronicke, três deputadas federais Rose Modesto, Bia Cavassa e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que também é deputada federal licenciada, na Assembleia Legislativa, temos a deputada estadual Mara Caseiro, líder do Governo do Estado na Casa.
A Assomasul destaca a competência administrativa e agilidade política à frente das questões de interesse da sociedade dessas representantes na política, mesmo ainda diante de resistências e preconceitos.
As mulheres estão inseridas na política em vários setores, atuando como secretárias, chefes de gabinetes, nas áreas técnicas e em outras repartições.
Exercem cargos de prefeitas em Mato Grosso do Sul, Gerolina Alves (Água Clara), Marcela Ribeiro (Corguinho), Ilda Salgado (Fátima do Sul), Dra Clediane (Jardim), Rhaiza Matos (Naviraí) e Vanda Camilo (Sidrolândia).
No Estado, são vice-prefeitas Valdirene Soligo (Aral Moreira), Gideane da Rocha (Bandeirantes) Zélia Bomfim (Bataguassu), Adriane Lopes (Campo Grande), Fabiana (Eldorado), Professora Ângela (Ivinhema), Cileide Cabral (Jataí), Isabel Cristina Moraes (Juti), Zenaide Espindola (Laguna Carapã), Rosária (Mundo Novo), Roseli (Paranaíba), Eliane Rios (Porto Murtinho), Professora Guiomar (Ribas do Rio Pardo), Juraci (Rio Brilhante) e Rosi Mari dos Santos Fiuza (Sidrolândia).
O lugar da mulher é onde ela quiser, seja em casa, seja no mercado de trabalho, ou seja, na política. A mulher faz a diferença no ambiente em que ela decide atuar.
8 de março dia de comemorar conquistas, mas também um dia para lembrar que ainda é preciso muito mais.
Dourados - MS 2ª Festa da Páscoa começa hoje com pesca liberada para PCDs e idosos
Mato Grosso do Sul Equipes de Fiscalização do Detran-MS iniciam Operação Semana Santa nas rodovias do Estado
Mato Grosso do Sul MS avança no enfrentamento ao racismo com entrega de instrumento técnico construído em rede
Mato Grosso do Sul Campo Grande ganha ‘óleoponto’ e transforma descarte de óleo em recompensa e conscientização ambiental
Polícia Civil - MS Polícia Civil apreende, na Capital, remessas de maconha e derivados via correios para diversos destinos no Brasil
PM - MS Polícia Militar apreende drogas, munições e prende autores de tráfico em Rio Verde
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende homem em flagrante por ameaça e injúria no âmbito da violência doméstica em Três Lagoas
Legislativo - MS Caravina propõe inclusão do Off Road Bataguassu no calendário oficial do Estado
Legislativo - MS Projeto propõe incluir Festa do Peixe de Palmeiras no calendário oficial de Eventos do Estado Mín. 21° Máx. 35°


