
Nesta quarta-feira (09) o vacinômetro aponta que 93,6% da população apta vacinável, acima de 5 anos e grupos prioritários, de Mato Grosso do Sul já tomou a primeira dose ou dose única, enquanto 80,5% tomou a segunda dose, 38,9% a terceira e 3,3% a quarta dose.
Diante desses indicadores e considerando o atual cenário da Covid no Estado, a secretária adjunta da Secretaria de Saúde (SES), Crhistine Maymone alertou o público acima de 60 anos que ainda não retornou para as doses de reforço. “São essas pessoas que têm apresentado um maior número de hospitalizações e maior número de óbitos”.
Ela também reforçou a importância de manter os cuidados. “Você maior de 60 anos, hipertenso, diabético, tem doença renal crônica, enfim com comorbidades, não é o momento de você tirar a máscara, de se expor a risco, é o momento de você tomar a sua 4° dose da vacina. Então vá até a unidade de saúde mais próxima. As vacinas são seguras, são baseadas em evidências científicas e protegem de hospitalizações graves e de mortes”, explicou durante a live semanal da saúde.
Boletim Covid
Nesta quarta-feira (09) o boletim epidemiológico Covid registrou 1.296 novos casos e média móvel dos últimos 7 dias em 1.016. Os cinco municípios com mais casos são: Dourados (354), Ladário (137), Campo Grande (129), Fátima do Sul (127) e Ivinhema (76).
Também foram registrados 8 óbitos no Estado, de pessoas com idades entre 52 a 83 anos, que residiam em Dourados (2), Bataguassu (1), Campo Grande (1), Naviraí (1), Ribas do Rio Pardo (1), Rio Verde de Mato Grosso (1) e Sidrolândia (1). A média móvel da última semana está em 9,9.
De 7.063 casos ativos no Estado, 159 são pacientes internados em leitos clínicos (72) e leitos de UTI (87). A taxa de ocupação de leitos clínicos e UTI/SUS por macrorregião de internação conta com ocupação global de 78% em Campo Grande, 72% em Dourados, 59% em Corumbá e 32% em Três Lagoas.
Influenza
O boletim epidemiológico Influenza desta quarta-feira (09) registra 5 novos casos de hospitalização notificados, e média móvel de 0,9 na última semana. Não houve registro de óbitos pela doença nas últimas 24 horas no Estado.
Confiraaquitodos os detalhes do boletim epidemiológico Covid e Influenza.
Mireli Obando, Subcom
Foto: Saul Schramm
IVINHEMA Ataques de onças assustam produtores e provocam prejuízos em propriedades rurais de Amandina
IVINHEMA Bombeiros Militares realizam parto de emergência dentro da viatura
Legislativo - MS Agenda: Seminário, sessões plenárias e solene acontecem em julho na ALEMS
Mato Grosso do Sul Com mais de 1,4 mil documentos emitidos, mutirões do ‘Novo RG’ avançam pelo Estado
Legislativo - MS Proposta amplia e fortalece o diagnóstico precoce de autismo em MS
Mato Grosso do Sul Prêmio Fundect: MS valoriza ciência, tecnologia e inovação e anuncia mais R$ 38,6 milhões para pesquisa
Mato Grosso do Sul Regularização fundiária avança com entrega de 88 títulos em três assentamentos de MS
Mato Grosso do Sul MS registra 1.266 novas empresas em junho; no ano total já se aproxima de 9 mil
Legislativo - MS Associação voltada à pessoa com deficiência pode ser declarada de utilidade pública Mín. 13° Máx. 21°


