
A busca por soluções que aliem desenvolvimento e preservação ambiental tem pautado as ações do setor de saneamento em Mato Grosso do Sul, especialmente durante a Semana do Meio Ambiente. Além dos projetos voltados à ampliação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) se destaca com investimentos em energia solar e na expansão dos serviços.
Atualmente, são mais de 11,813 bilhões de litros de água produzidos e tratados por mês, volume que demonstra a dimensão do trabalho realizado para garantir água de qualidade à população sul-mato-grossense.
A geração de energia solar também vem se consolidando como uma solução eficiente, capaz de unir economia e responsabilidade ambiental. Desde setembro de 2024, quando as usinas solares começaram a operar, a Sanesul já economizou mais de R$ 4,1 milhões na conta de energia elétrica, contribuindo para uma operação mais sustentável e menos dependente de fontes tradicionais.
Com capacidade instalada de 5,5 megawatts-pico (MWp), as unidades solares geram, em média, 1 milhão de quilowatt-hora (kWh) por mês, volume suficiente para abastecer uma cidade com aproximadamente 10 mil residências.
Atualmente, essa produção representa 15% do consumo total da empresa, segundo o gerente de Desenvolvimento Operacional, Elthon Santos Teixeira.
“É um projeto que fortalece nosso compromisso ambiental e traz ganhos diretos, tanto na redução dos custos operacionais quanto na contribuição para um futuro mais sustentável”, explica Elthon.
Saneamento e preservação de mãos dadas
Para o diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Leopoldo Godoy do Espírito Santo, investir em energia renovável amplia o papel da Sanesul na preservação ambiental e na eficiência dos serviços prestados.
“O saneamento já é, por natureza, uma atividade que protege o meio ambiente. Ao associar isso à geração de energia limpa, damos um passo ainda maior em direção a processos mais modernos, sustentáveis e alinhados com as exigências ambientais”, afirma Leopoldo.
A energia gerada hoje atende praticamente todas as unidades da Sanesul em baixa tensão, ampliando os resultados operacionais e os benefícios ambientais.
Novas alternativas
Além da energia solar, a empresa estuda novas alternativas para ampliar sua eficiência energética, incluindo a migração para o mercado livre de energia nas unidades de média e alta tensão, o que pode gerar economia adicional de até 30%.
Durante a Semana do Meio Ambiente, a companhia mantém o compromisso de priorizar ações que combinem desenvolvimento, sustentabilidade e responsabilidade social, além de continuar expandindo as obras de água e esgoto que garantem mais qualidade de vida para a população sul-mato-grossense.
Comunicação Sanesul
Câmara de Dourados Câmara aprova modernização administrativa, projeto cultural e rejeita denúncia contra vereadora
Legislativo - MS Fiocruz recebe homenagem com defesa da ciência, vacinação e do combate à desinformação.
Legislativo - MS II Concurso ALEMS: divulgado resultado final com 2.039 candidatos aprovados em diversas áreas
Mato Grosso do Sul Com atuação de frente fria, Defesa Civil alerta população para queda de temperatura em MS
Mato Grosso do Sul Destaque nacional: Estudo apresenta benefícios e conquistas de MS rumo à universalização do saneamento
Legislativo - MS Deputado Zé Teixeira cobra conclusão de obras em estradas de MS
Dourados - MS Prefeitura inicia vacinação contra pneumonia e meningite com boa procura nas UBSs
Mato Grosso do Sul Governo de MS anuncia R$ 60,6 milhões para Três Lagoas e garante universalização do saneamento
Mato Grosso do Sul Das redes sociais à ciência: aos 13 anos, adolescente conhece por dentro a perícia oficial Mín. 15° Máx. 28°


