
O rejuvenescimento facial tem incorporado abordagens combinadas, integrando técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas para tratar sinais do envelhecimento. Essa estratégia permite intervenções adaptadas às características anatômicas individuais, segundo o último levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).
“O envelhecimento facial envolve múltiplos fatores, por isso, o tratamento raramente se restringe a uma única técnica”, explica o cirurgião plástico especialista em rejuvenescimento facial Dr. João Pedro Biló. De acordo com o ISAPS (2023), procedimentos faciais continuam entre os mais realizados no mundo, com destaque para lifting facial, blefaroplastia e a crescente procura por tratamentos não cirúrgicos como preenchimentos, bioestimuladores e tecnologias de estímulo de colágeno.
O cirurgião plástico explica que a escolha entre intervenção cirúrgica ou não cirúrgica depende de diversos fatores, como idade, grau de envelhecimento, qualidade da pele e expectativas do paciente. Em muitos casos, o protocolo mais eficaz é justamente a combinação entre as abordagens. “Há pacientes que realizam alguma cirurgia na face e, ao mesmo tempo, seguem com algum protocolo não-cirúrgico para manter a estimulação do colágeno na região. Um exemplo comum é quando o paciente faz uma blefaroplastia, e posteriormente, trata a região com bioestimuladores de colágeno”, complementa.
“O planejamento multidisciplinar e a precisão técnica são fundamentais no rejuvenescimento facial, permitindo abordagens graduais que consideram as características individuais de cada paciente com resultados naturais. A evolução das técnicas e a compreensão aprofundada do processo de envelhecimento têm consolidado a cirurgia plástica facial como uma especialidade que alia fundamentos técnicos-científicos, estética e sensibilidade”, conclui.
Para mais informações: https://drjoaopedrobilo.com.br
Mato Grosso do Sul Unidade móvel do Hemosul faz primeira ação em Ribas do Rio Pardo e coleta 273 bolsas de sangue
Mato Grosso do Sul Casa da Saúde altera atendimento no período de Carnaval e orienta a população
Mato Grosso do Sul Carnaval 2026: SES garante distribuição de 1,3 milhão de preservativos para fortalecer prevenção às ISTs
Mato Grosso do Sul Secretaria de Saúde de MS, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026
Mato Grosso do Sul Seminário reuniu especialistas e mobilizou 29 municípios para fortalecer a rede de saúde mental
Mato Grosso do Sul Leve a saúde junto no bloco! Confira dicas importantes da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul UBS, UPA, hospital ou Samu: você sabe, caso a caso, onde buscar atendimento no SUS?
Mato Grosso do Sul Ciclo 4 do PlanificaSUS aposta em indicadores e governança para qualificar o SUS em MS
Mato Grosso do Sul SES antecipa repasse de recursos e reforça apoio à Santa Casa de Campo Grande Mín. 23° Máx. 39°


