
Evento musical estimula a produção artística entre alunos da Rede Estadual e homenageia a cultura sul-mato-grossense
A SED (Secretaria de Estado de Educação) abriu as inscrições para a quarta edição do Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS – Prêmio Helena Meirelles. Destinado exclusivamente aos estudantes matriculados na REE (Rede Estadual de Ensino), o festival tem como principal objetivo fomentar a expressão artística, revelar novos talentos e destacar a música como ferramenta de educação e transformação social.
Promovido pelo Nuac (Núcleo de Arte e Cultura) e Sepre (Superintendência de Modalidades e Programas Educacionais), o evento integra uma série de ações voltadas ao fortalecimento da arte e da cultura nas escolas públicas estaduais.
Pré-inscrições
As pré-inscrições podem ser realizadas até o dia 4 de julho, por meio do link: https://forms.gle/gMjMxxPGN8CPCLMh8 .
Neste primeiro momento, não é necessário o envio do vídeo com a apresentação final. Os participantes terão até o dia 4 de julho para concluir a inscrição oficial, com o envio do material completo, através do link: https://doity.com.br/festivaldacancaodasescolasestaduaisdems2025 .
Com composições inéditas e autorais, o festival convida os estudantes a expressarem sua criatividade musical por meio de letras, melodias e arranjos originais, preferencialmente em língua portuguesa.
A temática desta edição —'Arte e Cultura pela Paz: Caminhos para uma Convivência Harmônica'— propõe reflexões sobre respeito, empatia, solidariedade, inclusão, diversidade e resolução pacífica de conflitos nos espaços escolares e na sociedade.






A iniciativa conta com o apoio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), da Febafams (Federação de Bandas e Fanfarras de MS), da Delegacia da Receita Federal de Campo Grande, da Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica) e da Sanesul ( Empresa de Saneamento de MS).
De acordo com o professor doutor Fábio Germano da Silva, gestor do NUAC, o festival vai além da competição musical, “é um projeto que visa promover o estímulo à criatividade e à produção artística dos nossos alunos. Mas também se propõe a manter viva a cultura dos festivais e contribui de modo sistemático como parte da educação musical e inclusiva”, afirma.
Homenagem
O festival homenageia a violeira sul-mato-grossense Helena Meirelles, considerada uma das maiores representantes da música regional brasileira. Ao valorizar a produção musical dos estudantes, a proposta também reforça o compromisso com a preservação e a divulgação do patrimônio cultural do estado.
Mais informações sobre o regulamento, critérios de participação e formulários de inscrição estão disponíveis no site oficial do evento. Dúvidas também podem ser esclarecidas com o Núcleo de Arte e Cultura pelo telefone (67) 99824-8534.
Adersino Junior, Comunicação SED
Fotos: Arquivo NUAC/Everton Gentil
Mato Grosso do Sul Bienal do Livro, Mostra de Cinema, feiras culturais e Oktoberfest são os destaques do fim de semana em MS
Mato Grosso do Sul Mapeamento de Criativos de MS continua aberto para cadastro de agentes culturais
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem Festival da Carne, Semana da Moda Inclusiva, teatro e literatura
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana une diversidade, música e tradição com Parada LGBT, Festa do Mel e Exporã
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana traz Festival Arabesk de Danças, parque de diversões, teatro e festas no interior
Mato Grosso do Sul MS ao Vivo de setembro vai trazer shows gratuito de Liniker e de Silveira no Parque das Nações Indígenas
Mato Grosso do Sul Estudantes, forças armadas e de segurança pública participam do desfile de 7 de Setembro em Campo Grande
Mato Grosso do Sul Fundação de Cultura oferece o segundo módulo do curso gratuito de fotografia para câmera de celular
Mato Grosso do Sul João Gomes e Gabriel Chiad comandam o MS ao Vivo do próximo domingo no Parque das Nações Mín. 15° Máx. 27°


