
Evento musical estimula a produção artística entre alunos da Rede Estadual e homenageia a cultura sul-mato-grossense
A SED (Secretaria de Estado de Educação) abriu as inscrições para a quarta edição do Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS – Prêmio Helena Meirelles. Destinado exclusivamente aos estudantes matriculados na REE (Rede Estadual de Ensino), o festival tem como principal objetivo fomentar a expressão artística, revelar novos talentos e destacar a música como ferramenta de educação e transformação social.
Promovido pelo Nuac (Núcleo de Arte e Cultura) e Sepre (Superintendência de Modalidades e Programas Educacionais), o evento integra uma série de ações voltadas ao fortalecimento da arte e da cultura nas escolas públicas estaduais.
Pré-inscrições
As pré-inscrições podem ser realizadas até o dia 4 de julho, por meio do link: https://forms.gle/gMjMxxPGN8CPCLMh8 .
Neste primeiro momento, não é necessário o envio do vídeo com a apresentação final. Os participantes terão até o dia 4 de julho para concluir a inscrição oficial, com o envio do material completo, através do link: https://doity.com.br/festivaldacancaodasescolasestaduaisdems2025 .
Com composições inéditas e autorais, o festival convida os estudantes a expressarem sua criatividade musical por meio de letras, melodias e arranjos originais, preferencialmente em língua portuguesa.
A temática desta edição —'Arte e Cultura pela Paz: Caminhos para uma Convivência Harmônica'— propõe reflexões sobre respeito, empatia, solidariedade, inclusão, diversidade e resolução pacífica de conflitos nos espaços escolares e na sociedade.






A iniciativa conta com o apoio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), da Febafams (Federação de Bandas e Fanfarras de MS), da Delegacia da Receita Federal de Campo Grande, da Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica) e da Sanesul ( Empresa de Saneamento de MS).
De acordo com o professor doutor Fábio Germano da Silva, gestor do NUAC, o festival vai além da competição musical, “é um projeto que visa promover o estímulo à criatividade e à produção artística dos nossos alunos. Mas também se propõe a manter viva a cultura dos festivais e contribui de modo sistemático como parte da educação musical e inclusiva”, afirma.
Homenagem
O festival homenageia a violeira sul-mato-grossense Helena Meirelles, considerada uma das maiores representantes da música regional brasileira. Ao valorizar a produção musical dos estudantes, a proposta também reforça o compromisso com a preservação e a divulgação do patrimônio cultural do estado.
Mais informações sobre o regulamento, critérios de participação e formulários de inscrição estão disponíveis no site oficial do evento. Dúvidas também podem ser esclarecidas com o Núcleo de Arte e Cultura pelo telefone (67) 99824-8534.
Adersino Junior, Comunicação SED
Fotos: Arquivo NUAC/Everton Gentil
Mato Grosso do Sul Com investimento de R$ 2,6 milhões, Carnaval de Campo Grande deve reunir mais de 100 mil foliões
Mato Grosso do Sul Agendão: música sertaneja, Museu do Videogame e feiras agitam o fim de semana
Mato Grosso do Sul Moradores da Tia Eva se emocionam e comemoram início das obras de restauração na comunidade
Mato Grosso do Sul Fórum Estadual dos Pontos de Cultura acontece em Corumbá, fortalecendo e democratizando tradições
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem esquentas de carnaval, Museu do Videogame e feirinhas de economia criativa
Mato Grosso do Sul Identidade regional: Festivais reafirmam o papel da Cultura e do Turismo
Mato Grosso do Sul Último Agendão de 2025 traz show com Di Ferrero, teatro infantil e atrações natalinas pelo interior
Mato Grosso do Sul Bienal do Livro, Mostra de Cinema, feiras culturais e Oktoberfest são os destaques do fim de semana em MS
Mato Grosso do Sul Mapeamento de Criativos de MS continua aberto para cadastro de agentes culturais Mín. 21° Máx. 35°


