
Em compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e ao enfrentamento da escassez hídrica em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Zeca do PT em parceria com a deputada federal Camila Jara (PT-MS) anunciou na última quarta-feira (18) a destinação de R$ 1 milhão, via Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), para a instalação de placas solares em poços artesianos que atendem nove assentamentos rurais coletivos de Corumbá.
Investimento proporciona a melhoria da produtividade dos agricultores familiares locais e reforça o combate à fome e à insegurança hídrica na região.
O termo de início das obras será assinado pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva durante sua próxima visita ao Mato Grosso do Sul, reforçando o compromisso do Governo Federal com a agricultura familiar e com o combate à fome.
“Este é um momento histórico. A demanda da energia solar dos poços artesianos coletivos dos assentamentos é tão importante quanto a demanda do tratamento dessa água salobra para que ela se torne absolutamente aproveitável do ponto de vista humano. Primeiro grande passo, com a solidariedade e a sensibilidade do apoio da deputada Camila Jara, nós estamos dando aqui. Está liberado para o INCRA um milhão de reais para começarmos de imediato a execução do projeto da implantação em 50% dos poços coletivos. Ou seja, em nove dos 18, para a mais rápida possível implantação da energia solar e tirar o custo da água dos assentamentos”, afirmou o deputado Zeca do PT.
Conforme os parlamentares, a ação faz parte de um plano em três etapas. A primeira, já viabilizada, vai atender nove dos 18 poços coletivos com energia solar. A segunda etapa, em articulação com a deputada Camila, prevê mais R$ 1 milhão para concluir o processo e levar a energia solar a todos os poços artesianos dos assentamentos de Corumbá, eliminando de vez o custo da eletricidade na captação de água.
Por fim, a terceira etapa será a implantação de sistemas de dessalinização, para transformar a água salobra desses poços em água potável, garantindo qualidade de vida e cidadania às famílias assentadas da região.
“Se o campo não planta, a cidade não janta. Isso vale tanto para a saltenha quanto para o feijão que chega na mesa das famílias de Corumbá. Garantir água para a produção de alimentos é garantir dignidade para quem vive no campo e segurança alimentar para quem vive na cidade. Além disso, estamos investindo em energia limpa, com impacto positivo para o presente e para o futuro da agricultura familiar”, destacou a deputada Camila Jara.
Os assentamentos contemplados são parte fundamental da produção de alimentos que abastece o mercado local de Corumbá. A agricultura familiar responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos pelas famílias brasileiras e, em Corumbá, garante o fornecimento de frutas, hortaliças, legumes e outros produtos essenciais para a alimentação da população.
Além do impacto direto na economia local, o fortalecimento da agricultura familiar tem papel estratégico nas políticas de combate à fome e de promoção da segurança alimentar, prioridades do governo do presidente Lula.
Com o uso de placas solares, os custos com energia para bombear água serão drasticamente reduzidos, garantindo mais estabilidade financeira para os pequenos produtores. O projeto também representa um avanço na adoção de práticas sustentáveis no campo sul-mato-grossense, ao aliar produção de alimentos, preservação ambiental e uso de energia limpa.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


